Centenas de voos têm sido cancelados no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, nos últimos dias, sendo que a maioria pertence à companhia aérea TAP. O site da ANA, a autoridade dos aeroportos de Portugal, está em constante atualização, registando os números e fornecendo indicações de como proceder no caso de ser um dos visados.
De acordo com o mesmo site, estão previstos 27 voos cancelados para esta terça-feira, sendo 16 voos de chegadas e 11 de partidas. Estes números podem aumentar ao longo do dia. Para o Porto existe a previsão de quatro cancelamentos e para a Madeira outros dois, divulga a Sapo24.
Mas, afinal, o que explica estes cancelamentos em massa? De acordo com o que tem sido avançado por órgãos de comunicação social como o "Jornal de Notícias" ou o site Sapo24, poderão estar em causa greves, falta de pessoal, constrangimentos em vários aeroportos europeus ou até o encerramento da pista do aeroporto de Lisboa, na sexta-feira, devido ao rebentamento dos pneus de um jato privado.
A ANA aconselha a que todos os passageiros contactem a respetiva companhia aérea antes de se deslocarem para os aeroportos. Já a DECO, associação de defesa do consumidor, disponibiliza contactos para os visados e relembra que "as transportadoras aéreas são obrigadas a prestar assistência adequada aos passageiros em situações de atraso e cancelamento", como cita a Sapo24.
"Se o seu voo foi cancelado e não recebeu assistência ou tem dúvidas sobre os seus direitos, contacte-nos por escrito através da nossa Linha de WhatsApp (+351 966 449 110), do nosso endereço eletrónico geral deco@deco.pt ou através nosso formulário de contacto, ou por via telefónica, através do número 213 710 200", esclarece a DECO.