Elizabeth Arden é uma das marcas de beleza que fizeram parte da nossa infância. Não porque, em miúdos, tivéssemos muita atenção aos cuidados de pele, mas porque, nas prateleiras ou nos toucadores das nossas avós, cruzávamo-nos frequentemente com os produtos, cujas embalagens com a icónica porta vermelha nos chamavam a atenção sem igual.
Embora nunca tenha deixado de ser vendida em Portugal, há uns bons anos que não ouvíamos falar de novidades da marca. No entanto, num evento realizado esta terça-feira, 14 de novembro, Elizabeth Arden mostrou que está de volta em força a Portugal, apostando cada vez mais no mercado do País como veículo dos seus mais recentes lançamentos, dos quais se destacam o novo creme renovador Retinol + HPR.
Já sabemos de trás para a frente o que é o retinol, não fosse este um dos componentes mais utilizados pela indústria cosmética nos últimos tempos. Ou seja, é a fórmula pura da vitamina A, conhecida por se assumir como um autêntico elixir da juventude, uma vez que promete diminuir as rugas e linhas de expressão. O mercado está saturado de propostas deste género, mas a de Elizabeth Arden promete ser revolucionária. Porquê? Nós explicamos.
O novo Retinol + HPR tem uma textura aquosa e é, tal como o nome denuncia de imediato, o casamento entre dois aliados de peso contra o envelhecimento. Conta com 2% de retinol, mas a estrela do produto é o Hydroxypinacolone Retinoate (HPR). Este ingrediente é especial, já que é uma alternativa sintética do ácido retinoico, a mais potente forma de vitamina A, que pode apenas ser usada com recurso a prescrição médica, devido aos efeitos secundários associados, como a irritação e a escamação da pele.
Trocado por miúdos, o HPR promete ser tão rápido e eficaz a mostrar resultados quanto o ácido retinoico, mas efeitos secundários nem vê-los. "O objetivo era conseguir uma fórmula com retinol de alta eficácia, evitando os efeitos não desejados associados ao retinol e conseguimos isso ao combinar estes dois retinóides", explica Tatiana Recuero, training manager da marca.
E isto fica patente pelo facto de o creme prometer "atenuar as rugas em apenas uma semana", ainda de acordo com a responsável, que acrescenta que diminuir a aparência dos poros, uniformizar a textura e o tom da tez, a par de deixar a pele nutrida e hidratada, fruto das ceramidas presentes na fórmula, são alguns dos outros benefícios que acarreta. O melhor de tudo? Ao contrário de outros produtos com retinol, este pode ser usado de manhã e à noite – e o doseador airless vai fazer com que a eficácia deste produto seja a mesma até à última gota.
E não esquecemos os produtos icónicos
Elizabeth Arden foi a primeira marca de beleza criada por uma mulher e a porta vermelha, que é a sua assinatura, é uma ode ao consultório que a fundadora abriu em 1910, em Nova Iorque, Estados Unidos. E embora os novos lançamentos sejam motivo de êxtase por parte dos fãs da marca, há um produto icónico que também não deve ser descurado.
Estamos a falar do Eight Hour Cream, que é daqueles cremes que se assumem como "um faz quase tudo" da beleza. Este produto é um regenerador poderoso e foi desenvolvido para acalmar e aliviar a irritação cutânea, bem como hidratar as zonas mais secas – e, reza a lenda, a pele fica mesmo a parecer outra em apenas oito horas.
Ao longo dos anos, graças às suas propriedades hidratantes intensivas, ganhou muita fama, especialmente por fazer parte da rotina de inúmeras celebridades, da qual Lady Di é um dos exemplos mais sonantes. Aliás, dúvidas restassem, o próprio príncipe Harry confirmou-o no seu livro de memórias, "A Sombra", relembrando um incidente em que se viu forçado a aplicá-lo e cujo aroma (que é tão característico) o remeteu de imediato para a infância.
Ainda que fosse um produto específico para a pele, com uma consistência que se assemelha a uma pomada untuosa, a princesa utilizava-o religiosamente nos lábios, onde as maravilhas que promete também se faziam sentir. E, por não ser a única a fazê-lo, Elizabeth Arden expandiu esta linha milagrosa, introduzindo variações do produto original, como diferentes formatos, que vão do bálsamo labial ao hidratante para as mãos, e até mesmo versões com cor.
O mote de Elizabeth Arden é simples: "Ser bonita e natural é um direito de nascença de todas as mulheres". E com os produtos da marca, à venda no El Corte Inglés e em perfumarias selecionadas e que agora lhe mostramos, acreditamos que isso fica mais do que garantido.