A vida é feita de ciclos e parece que o do reinado da máscara de pestanas está a prestes a chegar ao fim. Se gosta deste género de produtos, não queremos ser portadores de más notícias, mas é verdade: embora prometam olhares irresistíveis, estão a cair em desuso, graças à tendência No Mascara Makeup, que tem estado a ganhar cada vez mais força nas redes sociais.

Tudo começou nos bastidores das semanas de moda e rapidamente contagiou celebridades, influenciadores e restantes amantes da beleza com o seu charme descomplicado. O conceito é simples: libertar as pestanas do peso da máscara e apostar num visual mais clean, natural, minimalista – e, sejamos sinceros, surpreendentemente fresco e leve.

Da maquilhagem à roupa. Estas são 5 das tendências de 2025 para ter debaixo de olho
Da maquilhagem à roupa. Estas são 5 das tendências de 2025 para ter debaixo de olho
Ver artigo

Quem disse que só com toneladas de produto se consegue um olhar arrebatador? Esta nova era da beleza é, precisamente, uma forma de pôr essa lógica à prova e mostrar que nem só de pestanas vistosas se faz um look. Já para não falar de que há algo de profundamente libertador em não ter de lidar com pestanas coladas, borrões inesperados ou o drama da remoção ao final do dia, especialmente se o produto for à prova de água.

E quem melhor para liderar esta revolução do que Kylie Jenner? Nos Grammys de 2024, começou a pô-la em prática, tendo abdicado deste produto. Aliás, em entrevista à "Hommegirls", já tinha falado sobre o quão adepta do minimalismo é atualmente. "Acho que menos é mais. Realmente simplifiquei o meu look – ainda é o mesmo look, mas muito mais leve. Estou só a abraçar a minha beleza natural, as minhas sardas e as minhas sobrancelhas espessas", disse.

Hailey Bieber também está entre as principais adeptas do movimento, já que é conhecida por ser a rainha do visual "clean girl". Embora seja difícil vê-la sem estar na presença dos seus famosos Peptide Lip Tints e da capa que os acompanha, a ausência de máscara faz parte do seu statement de beleza. O mesmo se pode dizer de celebridades como Florence Pough e Megan Thee Stallion, que já foram pelo mesmo caminho.

No entanto, também há que admitir uma coisa: só é adepto deste movimento quem já tem, por si só, pestanas que dispensem a ajuda milagrosa de uma máscara. E é precisamente por isso que fomos à procura de soluções para quem quer aderir à tendência, mas sem abdicar daquele pestanão que nos faz sentir como se pudéssemos levantar voo. Como? Nós explicamos.

A resposta está nos séruns incolores, que se assumem como uma alternativa eficaz para quem deseja pestanas mais longas e volumosas sem recorrer à máscara tradicional. Estes produtos são formulados com ingredientes como vitaminas, ácidos gordos e extratos vegetais, que estimulam o crescimento natural dos fios, fortalecendo, hidratando e prevenindo a queda.

Como se isto não bastasse, muitos destes séruns atuam como uma espécie de condicionador, diga-se. Isto significa que podem ajudar a melhorar a flexibilidade e o brilho das pestanas. A aplicação regular, geralmente duas vezes ao dia, permite que os ingredientes ativos penetrem eficazmente, resultando em pestanas mais espessas e resistentes ao longo do tempo.

Espreite algumas opções.