Tal como tantas outras mulheres, Bárbara Norton de Matos não sai de casa sem colocar um aroma no corpo e na roupa. Não dizemos perfume, porque a atriz prefere águas de colónia pela versatilidade e facto de poder "usar e abusar". O mesmo vão poder fazer as mulheres que ficarem a conhecer as novas águas de colónia feitas à semelhança da própria essência da atriz.

"Quis criar um produto meu, de raiz, que fosse exatamente parecido comigo. Ou seja, apostei muito na essência. O maior investimento foi na percentagem da fragrância, que para mim é o mais importante: o tempo que fica na pele", refere Bárbara Norton de Matos à MAGG.

Apesar de as águas de colónia serem feitas com produtos portugueses, Bárbara Norton de Matos procurou um equilíbrio nos ingredientes usados "para conseguir que o preço fosse acessível para toda a gente", precisamente para que todos deem o mesmo uso que a atriz. "Tenho os meus perfumes, que também gosto, mas o perfume, sendo mais caro, não é uma coisa para usar sempre. E a água de colónia posso usar em tudo: na roupa, nos sofás, na casa", continua.

Diana Chaves cria linha de joias em homenagem à mãe. "Tenho uma estrelinha da sorte"
Diana Chaves cria linha de joias em homenagem à mãe. "Tenho uma estrelinha da sorte"
Ver artigo

A ideia de criar uma marca própria surgiu num almoço entre amigas e nunca foi um objetivo de vida para a atriz. É simplesmente o resultado do que Bárbara é e de como os mais próximos a conhecem: uma pessoa "apaixonada por tudo o que é cheirinhos", em especial as águas de colónia — razão para ser esta a aposta da sua nova marca: Bárbara.

A nova fragrância que diz: "Tcharan, cheguei"

Antes de ser escolhido o nome da marca, a magia teve de acontecer no olfato da atriz para que o projeto pudesse realmente avançar. Bárbara Norton de Matos foi juntando aromas como baunilha, framboesa e chocolate até chegar aos produtos que a conquistaram (e também às filhas, que ajudaram no processo que teve início em junho).

O resultado são duas águas de colónia — a Bárbara Serenity e a Bárbara Irreverence —, uma mais floral e com o toque cítrico do limão, e a outra mais doce, respetivamente. O motivo para o lançamento duplo não é por ter ficado indecisa, mas porque todos os dias, ou até ao longo do dia, a forma de estar das mulheres vai mudando. "O Irreverence é mesmo 'tcharan, cheguei'", brinca, e sobre o Serenity refere que é uma água de colónia que "dá para a família toda". Sim, porque ao contrário do que por vezes se pensa, as águas de colónia não são só para crianças, como estas são exemplo.

Bárbara Irreverence
Bárbara Irreverence Bárbara Irreverence créditos: instagram

"São águas de colónia femininas, que é como se fossem duas personalidades diferentes. Porque nós mulheres somos várias até ao longo do dia. E se calhar até vou criar mais, porque somos vários tipos de mulher e umas vezes estamos mais irreverentes, outras mais serenas — exatamente os nomes destas águas de colónia", diz a atriz e criadora da marca com o próprio nome. Porquê? "Porque adoro o meu nome", diz entre risos e continua a explicar. "É um nome que fica, é forte. Acho que é um nome com personalidade. E achei: 'Porque não?'. A marca é minha, foi criada por mim e, no fundo, levam um bocadinho da Bárbara para casa".

A data de lançamento, 9 de novembro, precisamente a 46 dias para o Natal, não foi uma completa coincidência. Afinal, perfumes e aromas para o corpo são um clássico que está sempre debaixo das árvores e este ano podem ser as águas de colónia Bárbara. "Acho que é um ótimo presente. Para já, porque tem um preço acessível, e porque é um presente que toda a gente gosta de receber", refere.

O embrulho esconde não só a surpresa de ter a essência de Bárbara Norton de Matos nas mãos, como o projeto pensado ao pormenor para despertar todos os sentidos: o olfato através das duas fragrâncias, a visão pela estética simples da embalagem e também o tato, dado que a caixa tem um toque especial, segundo a atriz.

Bárbara
Bárbara Bárbara créditos: divulgação

Cada água de colónia custa 19,99€ e pode encomendar através da página de Instagram.