Há qualquer coisa de apelativo no cabelo loiro, especialmente quando vem com aquele brilho natural que só o sol de verão consegue oferecer. Talvez por isso, ano após ano, milhares de pessoas procurem formas de manter (ou atingir) esse feito. O problema é que muitos dos produtos desidratam, deixamos os fios quebradiços e até comprometem a cor original.

Este género de produtos muitas vezes usam peróxido de hidrogénio ou amoníaco, que penetram na fibra capilar para remover a melanina, ou seja, o pigmento natural do cabelo. Este processo pode enfraquecer significativamente a estrutura do fio, torná-lo mais poroso, quebradiço e sem brilho. Por isso, optar por uma solução mais natural e menos invasiva é meio caminho andado para manter um cabelo saudável e bonito.

Esta nova linha à venda no supermercado é um milagre para cabelos loiros (e está em promoção)
Esta nova linha à venda no supermercado é um milagre para cabelos loiros (e está em promoção)
Ver artigo

Contudo, o mercado já tem opções que são mais seguras. A linha Sun-Kissed da Garnier, por exemplo, mune-se de camomila iluminadora e no mel de flores nutritivo, dois ingredientes de origem natural. A camomila já é uma velha conhecida de quem quer aclarar o cabelo de forma suave (olá, truques caseiros da infância), enquanto o mel é um hidratante natural que ajuda a manter os fios nutridos e macios.

Mas o que é facto é que o mercado tem muito mais oferta. É possível encontrar champôs e amaciadores como o John Frieda Sheer Blonde Go Blonder, que usa citrinos e camomila para aclarar progressivamente o cabelo, sem recorrer a químicos agressivos, e a Klorane tem uma gama que realça os reflexos dourados sem comprometer a saúde do cabelo.

Espreite as soluções