Os cuidados com a pele devem ser mantidos diariamente, de forma a nutrir e hidratar este que é o maior orgão do corpo humano. E se os adultos, por vezes, acabam por ser um pouco mais preguiçosos com estas rotinas, não devem fazê-lo com as crianças, especialmente se tiverem a pele sensível, com tendência a atópica ou mesmo dermatite atópica diagnosticada.

Sabe escolher o protetor solar ideal para o seu filho?
Sabe escolher o protetor solar ideal para o seu filho?
Ver artigo

Mas, afinal, e apesar de estarmos mais do que habituados a ver a descrição de atópica em muitos produtos de cuidados de pele, o que é isto da dermatite atópica? Trata-se de uma doença inflamatória crónica da pele, e traduz-se em comichão, pele seca e manchas vermelhas, também conhecidas como eritemas.

Apesar de estes sintomas surgirem, de uma forma geral, antes dos 5 anos, a dermatite pode variar com a idade. Nos bebés e crianças mais pequenas, esta condição da pele afeta de uma forma mais intensa os braços, pernas, região abdominal, couro cabeludo e rosto. Já nos miúdos mais crescidos, a dermatite atópica manifesta-se mais na região cervical, flexura dos antebraços e parte de trás dos joelhos.

Para cuidar deste tipo de peles, deve apostar na hidratação frequente, e com produtos específicos para a dermatite atópica. Como cuidados complementares, os banhos devem ser rápidos e com água tépida, e devem privilegiar-se produtos de banho neutros, sem sabão ou perfume. Para além disso, as roupas justas devem ser evitadas, bem como o sobreaquecimento do corpo com muitas camadas de vestuário. A exposição ao fumo do tabaco é outro fator que também pode afetar mais este tipo de peles.

Na fotogaleria, descubra alguns produtos específicos para a hidratação das peles atópicas, sendo que todos são seguros para crianças e alguns para a aplicação desde o nascimento. Em todo o caso, leia sempre com atenção as fichas técnicas de todos os produtos que utilizar nos seus filhos, e aconselhe-se junto do pediatra ou farmacêutico.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.