Há muito que as unhas deixaram de ser um mero pormenor para se afirmarem como um verdadeiro acessório. Mais do que nunca, são extensão do guarda-roupa, da maquilhagem e até do nosso estado de espírito, sendo que mudam com as estações, seguem referências culturais e refletem tendências que nascem nas passerelles, nas red carpets e nas redes sociais.

O desafio é acompanhar tudo. Num cenário em que as tendências de beleza se multiplicam e se renovam a um ritmo absolutamente frenético, escolher “o que está na moda” pode tornar-se confuso. É precisamente aqui que entram os atalhos seguros e a cor Pantone do ano continua a ser um dos mais fiáveis.

A escolha para 2026 surpreendeu. Numa altura em que o minimalismo começa a mostrar os primeiros sinais de cansaço, em que o cinza ficou algures no passado e em que as cores quentes e os padrões ganham força no design e na moda, a Pantone elegeu um branco. Chama-se Cloud Dancer e sucede ao castanho cremoso Mocha Mousse, a cor de 2025.

Cloud Dancer é um tom subtil, entre o branco, o cinza e um ligeiro apontamento azulado. Faz lembrar as paredes luminosas e acolhedoras dos interiores escandinavos e marca um momento histórico: é a primeira vez, desde que a Pantone anuncia a cor do ano (em 1999), que um branco recebe esta distinção.

A decisão é tomada por uma equipa de especialistas com a intenção de “chamar a atenção para a relação entre a cultura e a cor”. E, neste caso, a leitura é clara. Para Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, Cloud Dancer funciona como um quadro em branco, “aberto a novas aventuras e formas de pensar”.

Importa perceber que este não é um branco imaculado nem técnico. Não é o branco ótico e quase clínico que marcou o período pós-pandemia, uma vez que é, nas palavras de Pressman, “intencionalmente mais suave, mais natural, um branco que não foi branqueado”. Talvez por isso já esteja a atravessar vários universos criativos.

Brilho nunca é demais. 10 vernizes cheios de brilhantes perfeitos para as festividades
Brilho nunca é demais. 10 vernizes cheios de brilhantes perfeitos para as festividades
Ver artigo

Assim, Cloud Dancer parece refletir um desejo coletivo de pausa, neutralidade e serenidade. A ambição pode ser elevada, mas, na “pior” das hipóteses, trata-se de um clássico intemporal que, como a própria Pantone afirma, “vai bem com tudo”. E é precisamente por isso que esta cor faz todo o sentido nas unhas.

Os vernizes claros e brancos tornam-se o ponto de partida ideal para brincar com a tendência: seja numa manicure minimalista, em jogos de transparências, em detalhes gráficos ou como base para apontamentos de cor. A pensar nisso, fomos à procura de sugestões de vernizes que captam o espírito Cloud Dancer.

Espreite a fotogaleria