Para quem gosta de ter o cabelo impecavelmente liso, sabe a trabalheira que isso pressupõe. Depois de sair do banho, primeiro tem de secá-lo e só depois é que pode alisá-lo, minimizando os danos. Mas essa realidade tem os dias contados, porque está a chegar a Portugal o Dyson Airstrait, que promete simplificar-lhe a rotina (e de que maneira).
Conhecida por aliar a tecnologia ao universo da beleza, este novo gadget da Dyson seca e alisa o cabelo em simultâneo. E ao contrário do que possa pensar, não usa placas quentes – como é o apanágio da marca, é graças ao fluxo de ar potente que vai poder conseguir ter o cabelo liso e seco em pouco mais do que uns minutos.
Há muito aguardado depois de um lançamento triunfal nos Estados Unidos, em maio de 2023, só agora é que vai estar disponível em Portugal – e a MAGG conheceu este novo utensílio de perto. Tivemos até direito a uma demonstração in loco, a 25 de janeiro, e antes de lhe explicarmos ao certo aquilo que esta novidade pressupõe, vamos tirar já esta dúvida do caminho: sim, funciona. Mesmo.
Veja o vídeo.
Mas vamos por partes, porque primeiro importa saber porque é que placas de alisar são tão nocivas para a saúde capilar. Então, os fios são compostos por alfa-queratina, água, óleos e gorduras, que só conseguem permanecer no cabelo se a cutícula, a camada mais exterior e protetora, estiver em bom estado.
E o que é, afinal, uma cutícula em bom estado? Trocado por miúdos, esta camada, responsável por dar brilho aos fios e manter a hidratação, tem de estar plana. Quanto mais utilizar placas de alisar a temperaturas elevadas, mais irregular (e, por isso, degradada) ela fica, comprometendo a sua função primordial. Graças à Dyson, esta vai deixar de ser uma realidade.
O cabelo vai ser seco e alisado ao mesmo tempo, já que as madeixas vão ficar contidas entre as duas placas. Depois, há uma lâmina de ar de alta pressão, posicionada num ângulo preciso – e que foi alterado algumas vezes, para garantir os melhores resultados –, é forçada para baixo e para dentro do cabelo, secando e alisando simultaneamente, com um só dispositivo.
Este aparelho conta com dois modos: o molhado e o seco, sendo que cada um deles se mune de uma temperatura e um fluxo de ar diferentes para obter os melhores resultados, consoante o estado em que o seu cabelo se encontra. No primeiro, pode optar entre 80°C, 110°C e 140°C; já no segundo, pode escolher entre 120°C ou 140°C ou um "boost" de topo.
Além disso, tem um sistema inteligente que mede a temperatura do fluxo de ar 30 vezes por segundo, com o objetivo de evitar danos causados pelo calor – e ainda tem um modo frio. Quanto à velocidade do fluxo de ar, existem duas definições – a baixa e a alta. Além disso, há ainda um modo de secagem a frio e das raízes, de cujos benefícios pode usufruir virando o utensílio para a zona da qual o ar sai.
O novo Dyson Airstrait chega ao mercado português esta quarta-feira, 6 de março. Vai estar disponível no site oficial da marca, bem como nas lojas Dyson Demo. No que diz respeito ao preço, ficar-lhe-á por 499€.