No que diz respeito a unhas, são muitas as mulheres que não dispensam arranjá-las, mudar de cor, tamanho ou formato. Com o intuito de sabermos o que se tem visto mais este ano, quais as tendências, e o que esperar das cores de verão, falámos com Alexandra Duarte, a fundadora da Urban Design Care, uma das empresas líder no mercado de estilismo de unhas, que "tem como compromisso a inovação e sofisticação dos produtos" neste universo.
Tivemos a oportunidade de abordar vários temas dentro da área da estética de unhas, nomeadamente as tendências, tanto de cores como de formatos e também de técnicas, passando ainda pelos erros muito comuns que ainda acontecem dentro deste mundo, de como os evitar, e da importância de algumas regras a manter.
Quanto aos formatos mais pedidos, Alexandra conta à MAGG que "estamos com uma tendência muito grande para formatos pequenos, não formatos artísticos". "Hoje em dia as pessoas preferem mais a utilização de verniz gel e unhas curtas com formato amêndoa, do que propriamente aqueles formatos como já usámos há alguns anos, como o quadrado, a bailaria. Neste momento o formato amendoado, a amêndoa clássica, é sem dúvida aquele que as clientes, na sua maioria, preferem", conta a fundadora da marca.
Porém, continuam a existir clientes mais arrojadas, fãs das opções mais artísticas, como "o formato stiletto, o formato bailarina, amêndoa russa", mas Alexandra reconhece que é pouco comum, e que é apenas uma "minoria que hoje em dia usa unhas tão compridas".
Já nas cores, a estilista de unhas conta-nos que, do que se tem visto até agora, e do que se prevê que se vá ver no resto do ano, "a tendência vai para os tons pastéis vivos e néons. Com a chegada do verão, também existe a tendência para os tons muito mais alegres, e este ano é tudo colorido. Lançámos algumas gamas de vernizes muito coloridos, que é realmente aquilo que os clientes estão a pedir", partilha.
Conforme transmitido pela estilista de unhas, também as técnicas estão a alterar-se e a evoluir muito com o passar dos anos, e "aquilo que se nota essencialmente no mercado é a utilização e a aplicação das bases de verniz gel rubber, com técnica de auto-nivelação, ou seja, sem ser necessário trabalho de limagem, o que facilita imenso o trabalho das estilistas de unhas, e por outro lado facilita o timing das clientes, porque hoje em dia as clientes não têm tempo para nada, querem o serviço o mais eficaz possível num mais curto espaço de tempo".
Por esse motivo, "a grande tendência do mercado de estilismo de unhas, neste momento, é o verniz de gel, as bases rubber, e o verniz de gel sem hema. As fórmulas do verniz de gel estão a ser reformuladas para reduzirem significativamente os riscos de reação alérgica na pele das clientes. Antigamente os produtos tinham na sua composição um ingrediente que é chamado o hema, que existe em quase todos os produtos de unhas, desde gel, a acrílico, a verniz-gel, mas em concentrações muito reduzidas".
Alexandra explica-nos que o hema é um ingrediente que está presente em quase todas as fórmulas químicas de produtos no mercado de unhas, e é muito eficaz, uma vez que é o responsável pela densidade dos produtos. Contudo, tem também um lado menos bom, dado que em peles sensíveis, quando os estilistas de unhas "não têm aquele cuidado de não tocar nada na pele da cliente, há sempre o risco de provocar alguma reação alérgica".
Como alternativa, a Urban entrou numa tendência a nível europeu. "Estamos a produzir verniz gel e bases de verniz gel sem este componente, e esta é sem dúvida a grande tendência de mercado. Estes produtos são denominados 'Verniz Gel Hema Free', e isto é o futuro da formulação, uma vez que reduz substancialmente o risco de originar reações alérgicas, e é um produto muito mais suave. Para a segurança dos clientes é muito importante", confessa.
"Nunca se vê umas mãos com 10 unhas do mesmo formato"
Quando questionada relativamente a erros muito comuns que ainda observa em clientes que lhe chegam provenientes de outras estilistas de unhas, Alexandra refere que "ainda acontece muito a má aplicação dos produtos, principalmente a aplicação dos produtos sobre a pele, que pode originar problemas graves na saúde da unha da cliente, bem como na sua pele, como as tais reações alérgicas".
Destaca também um tratamento pouco cuidado a nível das cutículas, que nos casos mais graves, pode desencadear "uma alteração na placa ungueal". "Quando a matriz da unha (a zona viva da unha) é agredida, a estilista de unhas acaba por a massacrar, e depois a placa ungueal nunca mais nasce da mesma forma, nasce com pequenas imperfeições, com ondulações", conta.
Alexandra não deixou de referir os resultados estéticos insuficientes com que muitas vezes se depara. "A nível de resultado estético nunca se vê umas mãos com 10 unhas do mesmo formato, verifica-se ainda uma falta de técnica. Ou seja, se as estilistas de unhas limassem as 10 unhas com a mesma técnica de limagem, o resultado estético no final seria quase perfeito, esteticamente elas estariam muito simétricas e muito semelhantes. Como há muita falta de informação e formação profissional certificada nesta área, conseguimos olhar para as mãos das pessoas e ver formatos completamente díspares, pouca harmonia nas unhas, um resultado estético abaixo do pretendido".
De modo a prevenir riscos e a poder proporcionar a melhor experiência possível às clientes, a fundadora da Urban realça a importância da "higienização das áreas de trabalho, bem como do material, referindo ainda outro aspeto importante. "O que eu acho que falha muito pela minha experiência profissional é a uma ficha de anamnese à cliente. Aquela conversa inicial com a cliente procurando saber se já fez alguma reação alérgica, se tem alguma doença, e depois sim, reunir todas as condições a nível de informação técnica e pessoal para executar o serviço. É isto essencialmente que falha, aquele acompanhamento inicial que devia ser feito para perceber se temos, ou não, razões de segurança para executar o procedimento, porque podemos ter aqui algumas patologias, que nunca vamos saber sem perguntar à cliente".
Urban é "uma das empresas líder em Portugal"
A Urban esteve presente na edição da Expocosmética deste ano, a feira de cosmética, estética, unhas e cabelo, que se realizou na Exponor entre os dias 1 a 3 de abril, e Alexandra falou-nos de como correu o evento, sendo que a sua marca apresentou também vários novos produtos que ficámos a conhecer.
"Esta edição da Expocosmética foi uma edição maravilhosa, já há muitos anos que não se via este movimento e a procura dos clientes por novas tecnologias, por novos produtos que venham garantir resultados excelentes a nível de trabalho. Nós, Urban, apresentámos várias novas gamas de produto que residem essencialmente nestes aspetos já mencionados, o verniz gel e o gel rubber, que vem facilitar a vida das profissionais, lançámos também novas gamas de cor tendência, e o feedback dos nossos clientes foi simplesmente incrível. Os clientes adoraram as novas tendências, adoraram as cores, acharam os produtos maravilhosos", conta a empresária de 40 anos.
Alexandra Duarte iniciou a atividade no ramo de estilismo de unhas há 21 anos, enquanto ainda estudava, trabalhando em part-time num salão de cabeleireiro a fazer manicura. "Quando terminei o meu curso, em Comunicação e Relações Públicas, ainda estive a trabalhar cerca de nove meses numa outra área, mas não me sentia feliz. Acabei por desistir, e decidi trabalhar apenas no ramo do estilismo de unhas, e mais tarde, em 2014 abri um centro de unhas em Santa Maria de Feira que ainda hoje existe, que é a Companhia das Unhas, onde trabalhei durante vários anos, e me fui apercebendo de várias lacunas a nível de produtos no mercado do estilismo de unhas em Portugal", conta.
Foi com base nestas lacunas observadas pela fundadora, e no seu interesse por criar novos produtos que satisfizessem as necessidades das estilistas de unhas que surgiu a Urban Design Care, também em 2014. "Começámos a desenvolver uma gama de produtos, e depois foi o desenrolar. No início custa um bocadinho, porque a Urban já veio tarde, já existiam muitas marcas no mercado, mas em poucos anos somos uma das empresas líder em Portugal. Temos essencialmente produtos de muita qualidade, e procuramos apresentar soluções muito inovadoras. Temos produtos completamente diferentes das outras marcas", conclui Alexandra Duarte.