
Quando o tema é poros e pele oleosa, esta é uma luta que une muita gente. Porque sim, os teimosos estão sempre lá, prontos para aparecer em HD mesmo quando só queríamos uma tez lisinha, uniforme e com um brilho na dose certa. E se, por um lado, a maquilhagem ajuda a disfarçar, por outro, quem tem pele oleosa sabe o drama de ver a base a começar a desaparecer a meio do dia e a ficar com aquela sensação de que ficaram apenas os restos do produto, que não só já não cobrem a pele como ainda a fazem parecer pior.
A pensar nisso, pusemos à prova a nova e viral POREfessional Foundation, da Benefit, que promete ser a aliada perfeita para lidar com poros e ainda a dar um acabamento bonito sem parecer que mergulhámos a cara num pote de reboco. A marca garante cobertura média e modulável, 24 horas de duração (para os destemidos que conseguem não tirar a maquilhagem logo ao fim do dia), um acabamento mate natural e nada de transferências indesejadas. Mas será que passou no nosso teste?
Comecemos pela aplicação, que foi logo um ponto a favor. A base espalha-se facilmente, sem aquele efeito empoado que costuma assombrar as peles oleosas, e funciona tanto com uma beauty blender ou com um pincel. E aqui entra um dos pontos que mais nos surpreendeu: quer queira uma cobertura mais leve ou mais composta, não deixa a pele com ar artificial nem pesado, que é algo do qual fugimos a sete pés. O acabamento é mate, mas não em demasia, e a pele fica bem bonita.
Isto porque, sim, os poros saem claramente suavizados desta situação. Não desaparecem por completo (até porque, verdade seja dita, não há nenhum produto que se assuma como Photoshop da vida real), mas ficam muito mais discretos. Quanto à durabilidade, temos aqui outro ponto positivo. O produto aguentou na nossa pele e passou por toda uma epopeia, desde calor ao stresse do trabalho e até pelo clássico "mão na cara enquanto se pensa na vida" sem ceder substancialmente.
No que diz respeito à questão da transferência, temos de ser realistas e reconhecer que nenhuma base é 100% infalível. Claro que, em comparação com outros produtos do mercado, a POREfessional Foundation leva um selo de distinção, mas acaba por deixar sempre um ligeiro vestígio no telemóvel ou na gola da camisola, por exemplo. Nada dramático, mas suficiente para percebermos que a promessa da transferência zero soa sempre um bocadinho ambiciosa (sobretudo em pele muito oleosa, como a nossa).
No entanto, o lado skincare merece destaque. A fórmula conta com niacinamida, extrato de rosa mosqueta e glicerina, que dá um boost de hidratação e promete melhorar a textura da pele com o uso contínuo. Isto significa que, pelo menos no nosso caso, mesmo depois de a removermos ao final do dia, não sentimos que a pele tenha ficado com um ar cansado – ou quase drenado e sem vida, vá – que algumas bases deixam. A sensação foi de conforto e, para quem já se habituou ao drama da pele oleosa e sensível, isso vale ouro.
É caso para dizer, portanto, que a POREfessional Foundation da Benefit passou no nosso teste, porque foi capaz de nos um look mais perfeitinho, mas sem que tenhamos tido de nos esforçar imenso para isso. Já para não falar de que existem 40 tons diferentes, o que significa que encontrar o seu match perfeito é mesmo possível, quer tenha subtons quentes, frios ou até mais neutros. A novidade está à venda nos locais habituais, como na Sephora, por exemplo, e custa 51€.