São já muitos os que pensam duas vezes antes de comprar qualquer tipo de produto, e, se estivermos a falar de coisas que interferem com a nossa pele ou com a nossa saúde, ainda mais. É preciso cuidado com os rótulos de tudo o que está no mercado e, por isso, é bom saber que há cada vez mais marcas feitas com ingredientes naturais e com cuidados extra desde o início da confeção até que os produtos cheguem às mãos de quem deles vai usufruir.
Foi a pensar nesta tendência, e naquilo que defendem, que Leandro Lima e Jaqueline Soeiro decidiram criar a Vegbeauty — uma marca de produtos de beleza 100% naturais, vegan, que nasceu em plena pandemia. Leandro é engenheiro químico e durante vários anos trabalhou na industria de produção de ingredientes para a formulação de cosméticos, até ao dia em que decidiu abandonar o trabalho para começar este projeto juntamente com a mulher.
"Tive esta ideia porque, já quando trabalhava na fábrica, começava a haver uma grande tendência no mercado de procura de produtos de beleza sem químicos, naturais e de origem vegetal sem utilização de qualquer matéria animal na sua produção", começa por contar à MAGG o jovem de 33 anos que defende também um estilo de vida amigo do meio ambiente.
A ideia começou a ser estudado pelo casal há algum tempo e o lançamento estava previsto acontecer no segundo trimestre de 2020. O covid adiou o projeto, mas não o parou. "Como era tudo imprevisível e não sabíamos quanto tempo íamos ficar em confinamento, decidimos avançar. Lançámos primeiro a loja online, apostámos também em marketing digital e agora já estamos em algumas lojas físicas e online que revendem os nossos produtos", conta.
Da lista fazem parte cremes e óleos para o rosto, corpo, cabelo e unhas, máscaras faciais de argila e ainda sabonetes artesanais. "Hoje em dia, grande parte dos cosméticos mais comuns possuem alguns compostos químicos que são nocivos para a saúde. Mas o público procura, cada vez mais, produtos naturais e de preferência vegan, sem utilização de matéria animal e também que não sejam testados em animais, até porque grande parte dos cosméticos são testados primeiro em animais", esclarece Leandro, referindo que é um aspeto com o qual não concorda.
"Opto sempre por um estilo o mais saudável possível, evito também o consumo de carne e procuro sempre soluções mais sustentáveis e amigas do ambiente". Também as embalagens da VegBeaty não têm qualquer componente de plástico e toda a produção dos cosméticos é feita de forma sustentável e com baixo impacto ambiental. A marca possuí ainda o certificação "Cosmos - Ecocert" que comprova a qualidade natural, biológica e ecológica dos produtos. "Os produtos são todos bastante puros e esse é o ponto forte porque quanto maior a pureza maior a eficácia nos cuidados de pele e cabelo quando aplicados", explica Leandro.