Ainda só vamos no segundo mês de 2025 e já foi realizada a primeira boda real. Depois de se divorciar de Tatiana Blatnik, Nikolaos da Grécia está pronto para dar o nó novamente – desta vez, com Chrysi Vardinogianni, filha de um magnata grego e também ela divorciada. A cerimónia aconteceu esta sexta-feira, 7 de fevereiro, numa das igrejas mais antigas da Grécia.
No que diz respeito à cerimónia, que começou pelas 18 horas locais (17 horas em Portugal), na igreja de São Nicolau de Rangava, em Atenas, sabe-se pouco. Afinal, o evento, que vai seguir as normas ortodoxas gregas, foi bastante íntimo e privado, algo do qual a diminuta lista de convidados é prova, visto que esta é composta apenas por 70 pessoas, conforme noticia o "El País".
Antes de o casamento acontecer, esperava-se que fosse oficializado por três padres e um bispo, havendo ainda um coro na igreja. O que é certo é que o irmão do noivo, Pavlos da Grécia será o padrinho juntamente com Nasos Thanopoulos, amigo íntimo do noivo, George V. Vardinogianni, primo da noiva, e o empresário Vasilis Kefalogianni, diz a "Vanity Fair España".
Além disso, também andam a circular pormenores do vestido da noiva – que entretanto já foi vista a entrar na igreja, com uma peça rendada e cheia de brilhos que grita luxo. Embora a informação ainda não esteja confirmada, a "Hello!" já tinha avançado que a criação seria da autoria de Christos Costarellos, uma marca lançada em Atenas em 1998, "profundamente enraizada na história grega".
Para complementar o visual, Chryssi Vardinogianni usou a Antique Corsage Tiara, emprestada pela rainha Ana Maria, de acordo com a página de X (antigo Twitter) The Royal Watcher. Originalmente, esta tiara era um broche da rainha Vitória da Suécia, que foi herdado pela neta, a rainha Ingrid da Dinamarca e, posteriormente, por Ana Maria da Grécia, que a transformou numa tiara.
Os eventos nupciais começaram na quinta-feira, 6, quando o casal organizou uma celebração pré-nupcial no restaurante Voulkanizater, em Atenas. O evento contou com a presença de membros da realeza espanhola, como a rainha Sofia e a infanta Cristina, bem como da família real da Grécia, do qual se destaca Pavlos, o príncipe herdeiro, que é irmão mais velho do noivo, diz a "Hola!".
Este casamento surge menos de um ano depois do divórcio de Nikolaos da Grécia e Tatiana Blatnik, que aconteceu em abril de 2024, marcando fim a 14 anos de matrimónio. A nova noiva do príncipe pertence a uma das famílias mais influentes da Grécia, já que é filha do magnata Yiorgos Vardinogiannis, antigo proprietário e presidente do clube de futebol Panathinaikos.
Chrysi Vardinogianni tem 42 anos – menos 13 que o noivo – e já foi casada com o cantor grego Stefanos Xypolitas, mais conhecido como Nino, com quem tem dois filhos, George Skeyos, de 11 anos, e Karen Agapi, de 10. Depois de se divorciar, em 2017, manteve uma relação com o ator e realizador Konstantinos Markoulakis até dezembro de 2023.
Os noivos, embora se conheçam desde pequenos devido à amizade entre as suas famílias, começaram a estreitar laços no verão de 2024. A relação tornou-se pública em janeiro de 2025, quando apareceram juntos num memorial em honra do rei Constantino II. Pouco depois, a 24 de janeiro de 2025, anunciaram o noivado, já com o casamento marcado.
A monarquia foi abolida por referendo na Grécia em 1974. Nikolaos é um dos cinco filhos do rei Constantino II, que morreu em 2023, aos 82 anos. Caso o regime voltasse a mudar, o rei seria o príncipe herdeiro Pavlos, de 57 anos.