11 dias depois, Isabel II vai finalmente ser sepultada. O último momento de despedida da família mais próxima da monarca acontece ao final desta tarde, no castelo de Windsor, local onde a monarca ficará lado a lado com o marido, o príncipe Filipe.
Depois de vários dias de luto, homenagens um pouco por todo o mundo e filas de quilómetros para prestar homenagem à monarca que esteve em câmara ardente em Westminster Hall, 2000 convidados reuniram-se na abadia de Westminster para uma cerimónia religiosa.
Dos pormenores da urna à exceção concedida a Joe Biden, veja alguns dos momentos mais marcantes.
1. Marcelo Rebelo de Sousa chegou sozinho às 9h53
O presidente da República chegou à abadia de Westminster às 9h53, hora reservada à chegada dos chefes de Estado oriundos dos quatro cantos do planeta. Marcelo Rebelo de Sousa chegou sozinho ao local e ficou sentado uma fila à frente de Joe e Jill Biden, presidente e primeira-dama norte-americanos. De Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, a Justin Trudeau, primeiro-ministro canadiano, passando por Emmanuel e Brigitte Macron, vários foram os líderes mundiais que marcaram presença no funeral de Estado.
2. Joe Biden chegou n'A Besta a Westminster
Enquanto os outros líderes mundiais chegaram à abadia de Westminster em autocarros cedidos pela organização, o presidente norte-americano viajou do local onde estava instalado até ao funeral num veículo próprio, uma limousine chamada The Beast (A Besta). Como relata a Sky News, o veículo blindado ficou preso no trânsito londrino, tendo chegado com algum atraso a Westminster. A comitiva norte-americana foi a única autorizada a circular com a sua própria coluna motorizada, constituída por seis viaturas.
3. Meghan Markle ao lado de Kate Middleton
Outrora desavindas, as cunhadas estiveram lado a lado no funeral da rainha Isabel II. Os duques de Sussex chegaram ao palácio de Buckingham juntos, mas acabariam por separar-se, uma vez que Harry participou, juntamente com o pai e o irmão, no cortejo fúnebre, marchando até Westminster atrás da urna da rainha Isabel II.
Meghan Markle seguiu para a abadia de Westminster no mesmo carro que a condessa de Wessex, Sophie, mulher do príncipe Eduardo.
4. Quem estava sentado na fila da frente da abadia de Westminster?
A primeira fila da cerimónia fúnebre foi reservada para os membros séniores da família real britânica, entre os quais os filhos da monarca e respetivos cônjuges. Da esquerda para a direita, Carlos III e a rainha consorte, Camilla, a princesa Ana e o marido, sir Tim Lawrence, o príncipe André, o príncipe Eduardo e a mulher, Sophie. Do outro lado, o príncipe William, o príncipe George, Kate Middleton, a princesa Charlotte, Peter Phillips, Zara e Mike Tindall.
Harry e Meghan ficaram sentados atrás do rei, juntamente com a princesa Beatrice e o marido, Edoardo Mapelli Mozzi, Lady Louise Windsor e James, visconde de Severn, filhos do príncipe Eduardo.
5. A última mensagem do rei Carlos III para a mãe
O filho mais velho da monarca deixou uma última mensagem, escrita num cartão que estava em cima das flores que adornavam a urna. "Em memória amorosa e dedicada. Charles R.", podia ler-se na mensagem. As flores escolhidas para o momento foram colhidas nos jardins de várias propriedades da família real britânica (palácio de Buckingham, Clarence House e Highgrove House). Cada elemento tem o seu simbolismo, como o rosmaninho, que significa lembrança, e um pedaço de murta, cortada de um arbusto que cresceu de um galho usado no ramo usado por Isabel II no seu casamento com o príncipe Filipe, em 1947. A murta é um símbolo antigo de um casamento feliz.
6. O que estava em cima da urna da rainha?
A cobrir a urna da rainha Isabel II estava a Royal Standard, bandeira que representa a família real britânica. Em cima da bandeira foi colocada a Coroa Imperial, feita de ouro e adornada com 2868 diamantes, 17 safiras, 11 esmeraldas, 269 pérolas e quatro rubis.
7. Kate Middleton homenageou a rainha com joias
A princesa de Gales usou um dos colares da coleção privada de joias da rainha Isabel II. O colar, composto por quatro fiadas de pérolas e um fecho, era usado frequentemente pela monarca no final da década de 1980. Kate Middleton também usou este colar no funeral do duque de Edimburgo, marido da rainha Isabel II. Os brincos de pérolas e diamantes também pertenciam a Isabel II.