Uma testemunha anónima que se encontrava no mesmo hotel que Liam Payne no dia em que o cantor britânico morreu veio a público contar a interação que teve com o artista pouco antes do acidente. De acordo com a entrevista concedida ao “Daily Mail”, a mulher de 28 anos ouviu o cantor dizer que só estava daquela maneira porque entrou numa banda, e soube que Liam Payne agarrou uma outra mulher pelo pescoço.

Do alcoolismo nos One Direction à violência contra a namorada. A vida conturbada de Liam Payne
Do alcoolismo nos One Direction à violência contra a namorada. A vida conturbada de Liam Payne
Ver artigo

O encontro entre os dois durou 30 minutos, e foi depois dessa conversa que o alarme acionou devido à queda do terceiro andar do artista. A mulher, que preferiu continuar anónima, explicou que estava no hotel Casa Sur, na Argentina, para um casamento, e que os amigos estavam a ter problemas em entrar porque o quarto onde iam ficar ainda não estava limpo.

Quarto este que pertencia a Liam Payne, que era suposto ter saído na manhã de quarta-feira, 16, no dia em que morreu, mas continuou hospedado. “Estava claro que ele queria alguém que o reconhecesse, parecia até estar um pouco desesperado”, disse. Liam acabou por convidá-los a subir, o que a testemunha recusou, mas aqueles que entraram no elevador acabaram por ficar desconfortáveis a meio da viagem.

Isto porque Payne percebeu que eram americanos, e, ao dizer que já tinha vivido nos EUA, disse também que achava que todos os americanos eram “malucos”. Assim que o disse, agarrou pelo pescoço uma das duas mulheres que alegadamente estavam com ele. “Supostamente ele estava a brincar, foi algo leve, mas os que foram com ele no elevador sentiram-se bastante desconfortáveis”, explicou a mulher. Pouco tempo depois, Liam voltou para a entrada do hotel com o seu computador, e começou a fazer bastante barulho com o aparelho. “Assumi que ele o estava a fazer de propósito também. Fui lá e perguntei-lhe se estava tudo bem”, disse. 

“Eu costumava estar numa boysband. Por isso é que estou tão lixado”, respondeu o artista. “Não conseguia acreditar que ele tinha dito aquilo. Disse muitos mais palavrões e pegou no portátil e foi para o elevador”, explicou a mulher. “Nunca consumi cocaína, mas ele estava a comportar-se exatamente como eu imagino alguém que tenha consumido. Mais tarde ele voltou a entrar, tropeçou e caiu de cara no chão. Os funcionários foram todos ajudá-lo e colocaram-no de novo no elevador”, acrescentou. Poucos minutos depois, Liam Payne caiu da janela do seu quarto no terceiro andar, sofrendo várias hemorragias internas e externas, morrendo de imediato. Imagens publicadas do seu quarto mostram uma televisão partida e um possível consumo de droga.

Este testemunho foi reforçado por Brett Watson, outro hóspede do hotel, citado pela ITV. O homem explicou que cada vez que Liam Payne ia à entrada do hotel causava confusão, e que na última vez que desceu desmaiou e bateu de cara. “Parecia que estava a ter pequenas convulsões e foi levado de novo para o quarto. Isso foi mais ou menos cinco minutos antes do acidente, eu estava no meu quarto dois andares em baixo, mesmo por baixo, e vi o corpo dele a cair pela janela”, explicou.

As homenagens dos One Direction

Louis Tomlinson, Zayn Malik, Harry Styles e Niall Horan quebraram o silêncio e publicaram, na noite de quinta-feira, 17 de outubro, e durante a manhã desta sexta-feira, 18, uma nota de pesar no Instagram sobre a morte de Liam Payne, onde lembraram o amigo como uma peça vital da banda, sendo sempre ele o mais sorridente e animado. A conta oficial da banda também deixou a sua homenagem.

“Estamos completamente devastados pela notícia da morte do Liam. Com tempo, e quando todos estiverem disponíveis para, teremos mais para dizer. Mas, por agora, precisamos de tirar algum tempo para fazer o luto e processar a perda do nosso irmão, de quem amávamos muito”, começou por escrever a banda. “As memórias que partilhamos vão ser guardadas para sempre. Neste momento, os nossos pensamentos estão com a sua família, os seus amigos e com todos os fãs que o adoravam como nós. Amamos-te, Liam”, acrescentaram. 

Até ao momento, a publicação conta já com mais de 330 mil comentários, onde fãs espalhados por todo o mundo também quiseram deixar a sua homenagem a Liam Payne, assim como expressar os seus sentimentos. “Nunca pensei que a publicação depois daquela que fizeram em 2020 fosse uma a despedirem-se de um deles. O meu eu adolescente está partido”, “O nome do Zayn voltou mas o do Liam foi embora”, “A banda separou-se há anos mas este foi o momento em que acabou”, “Nunca pensei que tivesse de ler isto um dia” e “Todos vamos ter saudades e estaremos sempre a pensar em ti, que aí em cima não pares de cantar e de produzir”, foram alguns dos comentários mais repetidos na publicação. 

Louis Tomlinson foi o primeiro membro da banda a deixar a sua homenagem também no Instagram, onde o cantor britânico deixou também uma palavra a Bear Grey, o filho de 7 anos fruto de uma relação antiga de Liam Payne e Cheryl Cole. “Estou mais do que devastado por estar a escrever isto, mas ontem perdi um irmão. O Liam era alguém que eu admirava todos os dias, uma alma tão positiva, divertida e gentil. Conheci o Liam quando ele tinha 16 anos e eu 18. Fiquei imediatamente espantado com a sua voz, mas o mais importante é que, com o passar do tempo, tive a oportunidade de ver o irmão bondoso que desejei durante toda a minha vida”, escreveu Louis.

“E para que conste, o Liam era, na minha opinião, a parte mais vital dos One Direction (...) Sinto-me muito sortudo por te ter tido na minha vida, mas estou a lutar com a ideia de te dizer adeus. Quero que saibas que se o Bear alguma vez precisar de mim, serei o tio que ele precisa na sua vida e contar-lhe-ei as histórias de como o pai dele era fantástico. Gostava de ter tido a oportunidade de me despedir e de te dizer mais uma vez o quanto te amava”, finalizou.

Poucos minutos depois, foi a vez de Zayn Malik deixar a sua mensagem a Liam Payne, seguida de uma fotografia dos dois a dormir em cima um do outro. “Liam, apanhei-me a mim mesmo a falar sozinho para ti. Com a esperança de que me estejas a ouvir, não consigo parar de pensar que ainda existiam muitas conversas entre nós até ao final das nossas vidas. Nunca consegui agradecer-te pelo apoio que me deste nos momentos mais difíceis da minha vida”, começou por escrever. “Sempre te respeitei secretamente. E quando é sobre a música, Liam, tu eras o mais qualificado de todos nós. Eu não sabia nada em comparação a ti”, disse. 

“Perdi um irmão quando te foste e não consigo explicar tudo aquilo que dava só para te abraçar mais uma vez e dizer adeus de uma maneira mais correta. Dizer-te que te amava e que te respeitava muito. Vou guardar com muito carinho todas as memórias que temos em conjunto, e não há palavras para descrever aquilo que sinto neste momento sem ser completamente devastado. Espero que, onde quer que estejas, estejas bem e em paz, e sabes o quanto eras amado. Amote, irmão”, finalizou Zayn Malik.

Harry Styles também deixou umas palavras ao colega, acompanhado por uma fotografia de Liam Payne em cima do palco. “Estou extremamente devastado com a morte do Liam. A sua maior felicidade era fazer os outros felizes, e foi uma honra estar perto dele enquanto ele o fazia. O Liam vivia com o seu coração na boca, tinha uma energia que era contagiante. Era apoiava-nos e era muito amoroso", escreveu Harry.

“Os anos que passámos juntos vão para sempre estar nos momentos que mais guardo com carinho. Vou ter saudades tuas para sempre. O meu coração está partido pela Karen, pelo Geoff, pela Nicola e pela Ruth, pelo seu filho Bear e por todos aqueles espalhados por todo o mundo que o conheciam e o amavam como eu”, acrescentou o cantor britânico, na noite de quinta-feira, 17 de outubro.

Já Niall Horan apenas publicou na manhã desta sexta-feira, 18. O cantor irlandês confessou sentir que a situação não parece real, e que se sente muito sortudo por ter consigo ver Liam no início do mês, altura em que o artista britânico esteve presente no concerto de Niall em Buenos Aires. "Estou completamente devastado por causa da morte do meu incrível amigo Liam. Nem sequer parece real. O Liam tinha uma energia para a vida e uma paixão pelo trabalho que era contagiante. Ele era sempre o mais alegre em qualquer espaço e estava sempre a tentar fazer com que todos se sentissem felizes e seguros", escreveu.

"Todos os risos que demos durante os anos, às vezes sobre as coisas mais simples da vida, continuam a vir-me à mente através da tristeza. Conseguimos viver os nossos sonhos juntos e vou guardar para sempre e com muito carinho todos os momentos que passámos juntos. A ligação e a amizade que tivemos não acontece todos os dias. Sinto-me muito sortudo por ter tido a oportunidade de o ver recentemente. Infelizmente não sabia que quando lhe disse adeus e o abracei naquela noite seria o último adeus. É de partir o coração. Obrigada por tudo, Payno", finalizou.