Liam Payne, cantor britânico conhecido por ter integrado a famosa boysband One Direction, morreu esta quarta-feira, 16 de outubro, depois de ter caído do terceiro andar do hotel Casa Sur, no bairro de Palermo, em Buenos Aires, Argentina. O artista foi encontrado morto no pátio pelos funcionários, de acordo com o jornal "La Nacion", e a sua identidade foi rapidamente confirmada às 17h11 (21 horas em Portugal) pelo diretor dos serviços de emergência médica da cidade de Buenos Aires, Alberto Crescenti. Agora, mais detalhes sobre o caso foram revelados.
“Infelizmente, ele teve ferimentos incompatíveis com a vida em decorrência da queda, por isso tivemos de confirmar a sua morte. Não houve possibilidade de reanimação ”, disse o responsável, citado pelo mesmo meio de comunicação. As autoridades confirmaram ainda que a queda foi de "treze, catorze metros", e que, pelo que a equipa médica tinha reparado, Liam sofreu uma “fratura na base do crânio”. No entanto, novos pormenores sobre o caso começaram a surgir pouco tempo depois da confirmação da morte do cantor, que mostram que o artista poderia estar sob o efeito de alguma substância.
O "La Nacion" já tinha avançado que as autoridades já tinham sido chamadas ao hotel pouco antes do acidente acontecer, quando o gerente ligou para a polícia a explicar que estava um homem agressivo e alegadamente sob o efeito de drogas ao álcool no alojamento. Ainda assim, até ao momento do acidente não se tinha a certeza de que esse homem seria Liam Payne, mas as fotografias divulgadas pelas autoridades do quarto onde o cantor estava hospedado mostram que as duas histórias podem estar relacionadas.
Nas imagens, é possível ver uma televisão partida, possivelmente por ter levado um murro, e droga espalhada numa mesa, que, de acordo com o jornal “Clarín”, pode ser vestígios de um pó que poderá ser cocaína. Na fotografia também são visíveis alguns fósforos, velas, um isqueiro e papel alumínio, papel esse que também foi encontrado na casa de banho da suíte onde estava hospedado Liam Payne. Apesar de uma autópsia ainda não ter sido feita, suspeita-se que a queda do cantor poderá ter que ver com o consumo de drogas, uma vez que o gerente já tinha avisado deste suspeito às autoridades. No entanto, nada até ao momento foi confirmado.
Ainda assim, a chamada divulgada pela Sky News entre o gerente do hotel e as autoridades revela alguns detalhes que alinham com a viagem do artista a Buenos Aires. No áudio, percebe-se que o gerente explica que o hóspede de que já tinha falado, agressivo e que parecia estar sob o efeito de algo, estava no hotel há já três dias, o que coincide com o tempo que Liam Payne também lá estaria hospedado. A chamada não revela muito mais, mas é visível o medo do gerente ao falar com as autoridades, especialmente quando acredita que este hóspede pode fazer mal a si mesmo.
“Temos um hóspede que parece estar sob o efeito de drogas e álcool. Quando está consciente, parte tudo no quarto (...). Precisamos que enviem alguém com urgência, porque não sei se a vida do hóspede está em perigo, porque ele está num quarto com varanda, e temos medo que ele possa fazer alguma coisa que coloque a sua vida em risco”, ouve-se na chamada. Liam Payne estava na Argentina desde o início de outubro, altura em que o seu ex-colega dos One Direction Niall Horan deu um concerto na cidade de Buenos Aires, e mais tarde hospedou-se no Casa Sur com a namorada, Kate Cassidy. Foi com a influencer que o artista publicou a sua última fotografia, meia hora antes do acidente, na aplicação Snapchat.
Liam Payne nasceu em agosto de 1993 e tornou-se famoso em 2010, quando decidiu participar no programa de talentos X Factor, onde se juntou a Harry Styles, Louis Tomlinson, Niall Horan e Zayn Malik e juntos criaram os One Direction. Durante anos, esta foi a boysband mais gostada pelas gerações mais novas, e todos os seus concertos esgotavam em qualquer cidade, existindo um grande alvoroço à volta dos cinco, na altura, rapazes. No entanto, em 2016, o grupo decidiu seguir caminhos opostos.
Ainda assim, Liam não desistiu da sua veia de artista, e continuou a lançar vários êxitos, entre eles "Strip That Down" e "Get Low", sendo que em 2020 fez a sua primeira digressão mundial a solo. Quatro anos depois, continuava a satisfazer os fãs com as suas digressões, mas foi no passado mês de agosto que decidiu cancelar a sua digressão sul-americana devido a uma grave infeção renal. Liam Paine deixa, assim, o filho de 7 anos Bear, fruto do antigo relacionamento com Cheryl Cole.
As reações à morte do cantor
Passado pouco mais de 12 horas desde a primeira notícia que saiu sobre a morte de Liam Payne, já foram várias as celebridades que prestaram a sua homenagem ao cantor através das redes sociais, incluindo a mãe de Harry Styles, ex-colega do artista nos One Direction. “Apenas um menino”, escreveu Anne Twist numa publicação do Instagram, acompanhado por uma imagem preta e um coração partido. Ainda nenhum dos ex-membros da banda já falou publicamente sobre a morte.
Também Charlie Puth, cantor e produtor norte-americano, prestou a sua homenagem através de um story na mesma rede social, escrevendo "Estou em choque. O Liam foi sempre muito gentil comigo. Ele foi um dos primeiros grandes artistas com quem trabalhei. Não consigo acreditar que ele morreu", desabafou. O artista deixou ainda na sua conta uma fotografia dos dois abraçados. Paris Hilton também já se pronunciou, desta vez no X (antigo Twitter), deixando as suas condolências a toda a família. “É muito triste ouvir a notícia da morte do Liam. Envio muito amor e as minhas condolências à sua família e entes queridos. Descansa em paz, amigo”.
O rapper Ty Dolla $ign deixou claro no seu Instagram que tinha falado com Liam Payne há apenas “dois dias atrás”, e que o artista ia deixar muitas saudades, publicando depois várias fotografias do artista norte-americano. Além destes, também Zedd, conhecido DJ e com quem Liam Payne lançou “Get Low” depois de os One Direction se separarem, deixou a sua homenagem ao cantor, dizendo também que não conseguia acreditar nas notícias. “A vida é curta e frágil… Nunca sabemos o que é que as pessoas estão realmente a pensar”, escreveu no X.
Também no X, a banda Backstreet Boys deixou umas palavras a Liam Payne. “Palavras não conseguem expressar as emoções que estamos a sentir como um grupo agora, e parece que o resto do mundo está no mesmo barco. Os nossos corações estão com a família, os amigos e as directioners de Liam espalhadas por todo o mundo. Descansa em paz, irmão”, escreveram. Lou Teasdale, famosa cabeleireira dos One Direction, desejou muita força a todos os que gostavam de Liam Payne.