Com a simbologia de três animais, a fénix, o leão e a serpente, e inspirada no início das coisas, ATMA é uma parceria entre a Carolina Curado Jewerly, criada em 2012, e a atriz Carolina Loureiro, que tem como o latão banhado a ouro, zircónias e pedras naturais e sintéticas os materiais de destaque.

A MAGG esteve presente no lançamento da nova coleção de joias ATMA, em parceria com Carolina Loureiro, esta quarta-feira, 5 de junho, no atelier de Carolina Curado. A coleção estava a ser trabalhada "desde meados do ano passado", menciona a criadora da marca.

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A atriz conta que a sua relação com as joias da coleção é íntima, ao referir a simbologia e as mensagens que os acessórios transmitem. "Primeiro aborda temas com os quais me identifico muito. Tem os animais de poder, que foi muito pensado entre nós, porque eu gosto muito das mensagens que eles passam, que é sempre uma 'coisa' que vem de dentro para fora, e então, cada um representa qualquer coisa de importante em nós", diz Carolina Loureiro à MAGG.

Lançamento da coleção ATMA de Carolina Curado Jewerly e Carolina Loureiro
Lançamento da coleção ATMA de Carolina Curado Jewerly e Carolina Loureiro Fátima Reis, Carolina Loureiro e Carolina Curado créditos: Sara Pinheiro

Com o conceito do 'eu interior', Fátima Reis, que se juntou à marca em 2015, conta como surgem os conceitos das coleções. "Criamos o conceito, a mensagem que pretendemos passar, construímos essa narrativa e todos eles são fragmentos dessa narrativa que leva à mensagem principal".

Carolina Curado e Fátima Reis partilham como é o processo de criação das joias, desde as ideias ao produto final. "Tínhamos um conceito para trabalhar de animais poderosos, debatemos sobre isso e a partir daí desenvolvemos esses animais", destaca Carolina Curado. Fátima Reis acrescenta ainda que "é um processo fragmentado, com muitas pessoas envolvidas, não só na parte da produção e de todas as técnicas para chegar a este resultado maravilhoso".

As serpentes são as peças favoritas de Carolina Loureiro, dada a simbologia. "Eu gosto muito das cobras, porque são os meus animais preferidos e tenho algumas tatuadas, porque a simbologia diz-me muito. Também gosto dos brincos da fénix, para mim é a peça mais forte, mas enquanto pessoa apaixonada por animais, digo a cobra, porque é o que mais me diz pelos sentimentos todos".

A protagonista da novela "Nazaré", emitida pela SIC, salienta que o desejo de ter uma coleção de joias já é antigo. "Já queria há muito tempo ter alguma coleção com o meu nome, porque eu sou fã de anéis, amo anéis e ando sempre com muitos e havia pessoas que me perguntavam 'quando é que lanças alguma coisa?'". Explica, ainda, como surgiu esta parceria. "Sempre fui muito fã da Carolina Curado, já usava as peças dela. Surgiu esta oportunidade e não poderia ter ficado mais contente".

Em relação ao mercado das joias, em Portugal, Carolina Curado e Fátima Reis ressaltam que a joalharia tem estado em crescimento. "É uma área que tem desenvolvido imenso nos últimos anos. Temos imenso talento nesta área [em Portugal] e há cada vez mais oportunidades para quem gosta de expor e trabalhar nesta área e fazer disto vida", sublinha Carolina Curado.

No entanto, Fátima Reis revela algumas das dificuldades neste meio, dando ênfase na fase de recrutamento. "É uma mão de obra muito artesanal, muito especializada, que às vezes é difícil constituir. É um trabalho muito demorado e hoje em dia já ninguém quer esperar. Tirando isso, é uma área muito desenvolvida na [zona] norte".

Os preços das joias variam entre os 60€ e os 190€. Entre eles, o "snake ring" (70€), o "lion ring" (70€), os brincos da fénix (77,50€ cada um, fazendo um total de 155€, se desejar adquirir o par), o "message ring" (70€) que apresenta diferentes mensagens como "Sou A Minha Força", "Tenho A Força E A Verdade No Coração" e "Transformação E Renovação", são alguns dos acessórios disponíveis, que pode ver no site oficial.

As compras podem ser efetuadas no site oficial ou em loja, no atelier Carolina Curado Jewerly, na Avenida de Madrid 32C, em Lisboa.

Veja as imagens do lançamento da coleção ATMA

Créditos: Sara Pinheiro