Primeiro, o Pavilhão Multiusos de Gondomar, a 15 de outubro de 2022. Depois, o Altice Arena, em Lisboa, a 14 de janeiro. A 20 de maio, o Pavilhão Multiusos de Guimarães. Vem aí a terceira edição das Cristina Talks — mas, se queria bilhete, desengane-se. Esgotaram em duas horas.

Fato às riscas, Moedas em palco e Joana Marques na plateia. Assim foi o segundo Cristina Talks
Fato às riscas, Moedas em palco e Joana Marques na plateia. Assim foi o segundo Cristina Talks
Ver artigo

Cristina Ferreira esteve esta terça-feira, 18 de janeiro, no programa das tardes da TVI, "Goucha", para reagir às críticas de que tem sido alvo após os eventos onde tem reunido milhares de fãs e oradores como o empreendedor Fred Canto e Castro e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

"Tu crias desejabilidade, desejo, motivação às pessoas", disse Manuel Luís Goucha, antes de perguntar à apresentadora o que procura quem vai às Cristina Talks. "Luz", "caminho", "alguma coisa que mexa com elas" foi o que respondeu. "Saíram de lá a dizer que saíram melhores, mais leves", acrescentou.

"Não me ponho a jeito. Não tenho é de esconder nada do que sinto"

Mas as críticas chegaram depois de algumas declarações feitas pela diretora de Entretenimento e Ficção da TVI, como quando conta a história de como encontrou uma imagem de Nossa Senhora dentro do par de Louboutin que comprou com o primeiro salário. "Pões-te a jeito", acusou Goucha. "Não me ponho a jeito. Não tenho é de esconder nada do que sinto", retorquiu.

"Sabes perfeitamente que, ao dizer aquilo, vais suscitar muitas críticas negativas", insistiu o apresentador. "Não consigo controlar isso", respondeu Cristina Ferreira. "Eu compro porque posso", argumentou. "E não ostentas?", ouviu de volta. "Não. Uso", disse, defendendo que, ao mostrar, está "a fazer sonhar" e não a ostentar.

E quando mostra as férias de luxo nas redes sociais? "Porque é que eu tenho de esconder? Eu não mostro a minha casa, não mostro a minha família, não mostro nada do que seja pessoal. Mostro isso porque foi tudo aquilo que eu sempre quis na vida. Eu não fui a lado nenhum até ter 30 anos", justificou.

"A Cristina é sempre um alvo. Se não corre bem a algumas pessoas, está tudo certo. Mas se não corre bem à Cristina, aí vamos apontar todos os defeitos", continuou. "Porque é que eu não o posso fazer e os Coldplay podem?", perguntou, ainda, quanto a preencher o Altice Arena.

A apresentadora garantiu que vai "muitas vezes pela opinião dos outros e ninguém imagina isso". "Ela agora é a arrogante, ela agora é a megalómana", cita. "Afastei-me de ti. Eu afasto-me do poder. Não quero fazer parte de uma suposta corte", admitiu Manuel Luís Goucha durante esta conversa que serviu para analisar várias críticas a Cristina Ferreira.

A justificação para a saída de Santiago Lagoá do "Somos Portugal"

Goucha aproveitou a deixa para abordar a saída de Santiago Lagoá do "Somos Portugal". "Porque a televisão é notável, porque precisamos de reagir a determinadas coisas. Todos nós temos caminhos que, às vezes, precisam de ser mudados", respondeu Cristina.

"Para mim, o Santiago não sai da TVI", disse, acrescentando que também Ben deixará de ter "uma presença física" enquanto apresentador. "E nós vamos todos ser 'Somos Portugal'", concluiu.