
Já começou mais um festival de verão em Portugal. O Sol da Caparica, que acontece todos os anos no Parque Urbano da Caparica, na Margem Sul, começou oficialmente na quinta-feira, 14 de agosto, e conta com um cartaz de luxo para quem é fã de uma boa música cantada em português. Entre os cabeças de cartaz estão Plutónio, Richie Campbell, Wet Bed Gang, Da Weasel, Dillaz, Bispo, Nininho Vaz Maia, David Carreira, e muito mais, com um total de 37 artistas espalhados pelos quatro dias de festival.
E foi David Carreira um dos que já subiram ao palco principal do Sol da Caparica. O cantor de 34 anos cantou para uma multidão alguns dos seus maiores êxitos. Mas entre muita dança e convidados especiais, houve dois momentos específicos que derreteram o coração do público: a subida ao palco de Lucas, o filho do artista, e a parte em que David Carreira cantou o tema que fez com a irmã, Sara Carreira, antes de a jovem morrer.
"É um momento muito especial. Há seis anos [primeira vez que esteve no Sol da Caparica] estive aqui com a Sara a cantar o 'Gosto de Ti', e hoje foi com ela também, mas de outra maneira. E com toda a gente que me ajudou por saber que é um momento mais complicado, mais difícil de encarar e de cantar a música, ter o apoio deles ao longo do concerto, a cantar este tema também, a dar-me força, é a melhor coisa que pode acontecer", começou por dizer o artista.
"E por isso é que eu fiz questão também de cantar o 'Gosto de Ti' hoje aqui no Sol da Caparica, porque eu lembro-me de estar com a Sara no palco e vi os olhos dela a curtir aquele momento. Ela ia fazer a primeira tour dela, portanto, o ano antes, teve alguns concertos comigo para ver como é que é, e então foi estar ali em cima do palco, cantar e lembrar desses momentos", disse ainda David Carreira sobre o assunto. O artista perdeu a irmã em dezembro de 2020, quando a jovem tinha apenas 21 anos, para um acidente de carro. No entanto, nem tudo foi de partir o coração, uma vez que David Carreira também deu a sua dose de momentos divertidos.
Um deles foi a subida ao palco de Lucas, o filho de 2 anos do artista e da atriz Carolina Carvalho, que assim que lá meteu os pés foi a correr para os braços do pai. "O momento também com o Lucas, em que ele sobe e vem-me dar um abraço logo em cima do palco. De repente eu perdi o tempo, não sabia há quanto tempo estava em cima do palco, quanto tempo tinha mais de concerto (...). Eu nunca pensei estar neste papel. Eu sempre tive no papel oposto, que é o meu pai ou o meu irmão a cantarem e eu estar ali no palco a vê-los, eu nunca pensei que seria eu no palco e o meu filho a ver-me a mim. Então por isso é que é um momento muito especial", disse o artista.
"Eu quando andava no backstage dos concertos [de Tony Carreira], eu não fazia ideia que ia cantar, eu andava sempre com um bola a achar que ia ser jogador de futebol. O Lucas é diferente. Ele sempre a música, é impressionante. Eu já sei que agora em casa nos dois próximos dias ele vai estar a agarrar no microfone de brincar e a passar para eu fazer igual, portanto parece-me que ele ainda tem mais paixão do que eu tinha na idade dele", acrescentou David Carreira.
Este foi o sexto concerto de David Carreira antes de acabar a digressão "A Última Dança Tour", para depois acabar o ano com a digressão "A Minha Casa Tour", que são os últimos concertos em Portugal antes do artista fazer uma pausa dos espetáculos em palcos nacionais durante todo o ano de 2026. Na altura em que anunciou a sua decisão, David Carreira explicou que era para conseguir passar mais tempo com a sua família, nomeadamente com o seu filho pequeno, mas garantiu que não ia deixar de lançar êxitos.
"Eu sei o que custa [estar longe da família], e por isso é que decidi fazer esta pausa no final do ano e não fazer um ano de digressão. Eu sei o que custa tu estares na estrada com muitos quilómetros, muitas viagens, pouco tempo em casa, pouco tempo para aproveitar. Vai haver uma série de concertos no estrangeiro, muitos lançamentos musicais, tanto em francês como em português, com artistas internacionais, mas não vou andar na estrada em Portugal. Vou aproveitar para lançar música, estar em estúdio, estar com os amigos, estar com a família", rematou David Carreira.