De acordo com a GWI, empresa especializada em pesquisa de audiência, em 2023 o marketing de influência irá representar um mercado avaliado em 1,14 mil milhões de euros. As marcas vão passar a apostar cada vez mais em parcerias com celebridades e influenciadores digitais para divulgar os seus produtos, sendo o Instagram e, depois, o TikTok, as plataformas onde o dinheiro para comunicar produtos está a ser aplicado.
Esta sexta-feira, 17 de março, Selena Gomez ultrapassou a marca dos 400 milhões de seguidores no Instagram, sendo a primeira mulher a alcançar esse feito. Está, ainda assim, longe de Cristiano Ronaldo, que é a celebridade mais seguida do mundo, com 562 milhões de seguidores.
Os valores cobrados por celebridades e influenciadores digitais não são públicos, mas existem tabelas que permitem perceber quais os preços praticados consoante o número de seguidores. De acordo com Andrew McCarthy, especialista em marketing digital, estes eram os valores de mercado em 2022 (foi feita a conversão de dólares norte-americanos para euros).
- nanoinfluencers (1000 a 10 mil seguidores): 9€ a 90€
- microinfluencers (10 a 100 mil seguidores): 90€ a 468€
- midi-influenciers (100 mil a 500 mil seguidores): 468€ a 4680€
- macroinfluencers (500 mil a 1 milhao de seguidores): 4680€ a 9360€
- megainfluencers (mais de 1 milhão de seguidores): mais de 9360€
Embora não seja possível confirmar estes valores, o Influencers Marketing Hub avança com uma média dos preços cobrados por post das celebridades mais seguidas no Instagram. De Cristiano Ronaldo a Lionel Messi, passando pelas irmãs Kardashian, conheça a fortuna que uma simples fotografia no Instagram pode custar.