Mulher de fé, Dolores Aveiro viveu esta quarta-feira, 9 de fevereiro, um dos momento de maior emoção na vida de um católico: esteve presencialmente com o Papa Francisco. A mãe de Cristiano Ronaldo foi uma das pessoas selecionadas para a audiência papal desta quarta-feira, 9 de fevereiro,  e aproveitou o momento para entregar ao líder máximo da Igreja Católica uma camisola da Seleção Nacional com o número 7 do filho.

A matriarca da família Aveiro viajou até Roma acompanhada pela filha, Elma, pelo cozinheiro Rúben Correia e por um grupo de amigas. Nas redes sociais, Dolores descreveu este momento como uma "emoção única".

No site oficial do Vaticano, é possível ver o vídeo completo desta cerimónia, que durou cerca de uma hora, bem como onde estavam Dolores e Elma Aveiro. A mãe e a irmã de Cristiano Ronaldo encontravam-se na segunda fila de cadeiras, situadas na parte da frente do auditório Paulo VI. O momento do encontro do papa Francisco com Dolores Aveiro foi também registado pelos fotógrafos oficiais do Vaticano, na imagem que reproduzimos acima.

Dolores Aveiro (de máscara azul) e Elma Aveiro (de camisola branca)
Dolores Aveiro (de máscara azul) e Elma Aveiro (de camisola branca) Dolores Aveiro (de máscara azul) e Elma Aveiro (de camisola branca) créditos: DR

Como é que se consegue uma audiência com o Papa?

As audiências papais, que acontecem às quartas-feiras de manhã, não são cerimónias privadas nem exclusivas. Qualquer pessoa, assim o querendo, se pode candidatar a estar nestes encontros com o papa.

Durante os meses de maior calor, estas cerimónias acontecem na praça de São Pedro e, durante o inverno, no auditório Paulo VI (como foi o caso do encontro no qual participou Dolores Aveiro). É necessário bilhete para entrar, mas esta admissão não tem qualquer custo.

No site oficial da Prefeitura da Casa Pontifícia, é explicado que os peregrinos que ou não tenham feito reserva ou queiram menos de 10 bilhetes, podem tentar levantá-los no dia anterior à audiência, na basílica de São Pedro.

Mas o mais seguro é mesmo reservar online, com pelo menos "um mês a uma semana de antecedência". O procedimento é simples. Depois de preencher o formulário disponível online, o pedido deve ser enviado para a Prefeitura da Casa Pontifícia com os seguintes dados:

  • Data da Audiência Geral ou Celebração Litúrgica
  • Número de bilhetes requeridos
  • Nome / Grupo
  • E-mail
  • Endereço de correio
  • Telefone ou fax

Os requerentes são, depois, avisados da confirmação do pedido e devem levantar os respetivos bilhetes no dia anterior à cerimónia ou no próprio dia, a partir das 07h30.