Jorge Nuno Pinto da Costa morreu este sábado, 15 de fevereiro, aos 87 anos. O antigo presidente do Futebol Clube do Porto foi diagnosticado com um cancro na próstata em 2021, o que resultou na deterioração do seu estado de saúde nos últimos meses. E não há dúvida de que deixou uma marca no clube e no futebol português – as dedicatórias deixadas por caras conhecidas provam-no.

Herman José foi uma das figuras que partilhou no Instagram umas palavras de apreço. Ao resgatar um vídeo de uma participação numa das edições dos Dragões de Ouro, o humorista enalteceu a figura do então ainda presidente do FC Porto. "Vergo-me humildemente à figura histórica que tenho aqui à minha frente, Jorge Nuno Pinto da Costa", disse, frisando que o admirava muito.

Na legenda, o rei da comédia portuguesa ainda continuou a dedicatória de forma breve, dando a entender que estava feliz por ter dito aquilo que achava de Pinto da Costa ao vivo e a cores. "Tão bom não ter de esperar pelo final para dizer publicamente o que achamos das pessoas que estimamos", lê-se na publicação.

Quem também se pronunciou foi o atual primeiro-ministro, Luís Montenegro. "Jorge Nuno Pinto da Costa foi uma personalidade única no dirigismo desportivo, tendo sido o mais titulado dos Presidentes de Clubes à escala mundial", começou por dizer. "Em meu nome pessoal e do Governo, expresso profundo pesar e solidariedade à sua família, aos seus amigos e ao FC Porto", rematou.

Pedro Nuno Santos, líder do Partido Socialista, também não se ficou atrás nas palavras, fruto do facto de ser portista ferrenho. Ao lamentar "profundamente o falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa", chamou-o de "uma figura incontornável do futebol português, da cidade do Porto e do País". "Liderou o FC Porto, o meu clube, durante 42 anos", continuou, deixando "sinceros sentimentos" em seu nome e do partido à "família, amigos e a todos os adeptos" do clube.

Mas estas não foram as únicas personalidades portuguesas a manifestarem-se no que diz respeito à partida do antigo dirigente dos azuis e brancos. As redes sociais encheram-se de dedicatórias que foram de figuras da mundo da comunicação, como Cristina Ferreira, Daniel Oliveira ou Joana Marques, a jogadores de futebol, como Pepe e Iker Casillas, passando por José Castelo Branco, que agora lhe mostramos.

Veja as reações