Roger Grafstein, filho da joalheira norte-americana Betty Grafstein, de 95 anos, chegou a Portugal na manhã de terça-feira, 21 de maio. Segundo avançou a TVI, foi pouco depois das 11 horas da manhã que Roger aterrou em solo nacional no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, acompanhado por vários seguranças e de óculos de sol e boné para passar despercebido.
Conceição Queiroz, jornalista que leva a cabo o programa “TVI Em Cima da Hora”, esteve presente na chegada do filho de Betty, tentando fazer-lhe algumas perguntas. No entanto, Roger recusou-se a responder. O filho de Betty manteve-se sempre em silêncio até entrar no carro, que o levou até ao CUF Cascais, onde a mãe se encontra internada.
A vinda de Roger a Portugal serve para se inteirar sobre o estado de saúde da mãe, de acordo com a estação televisiva, assim como para ajudar no que for necessário para dar continuidade ao processo de divórcio. A chegada tardia do filho de Betty Grafstein ao País deve-se a vários problemas de saúde, sendo que ele mesmo também esteve internado num hospital em Miami, segundo a revista “TV Guia”. O filho de Betty Grafstein pretende ainda levar a mãe de volta para os Estados Unidos da América.
Desde o dia 20 de abril que a designer de 95 anos está internada na sequência de uma queda, que originou uma fratura no fémur e uma “ferida traumática” no antebraço esquerdo, e foi no início de maio que Betty acusou o marido José Castelo Branco, com quem está casada há 28 anos, de a ter agredido, confessando que o "comportamento abusivo - físico e psicológico” era “recorrente", segundo o jornal “Expresso”. Consequentemente, os profissionais de saúde do hospital apresentaram uma queixa por violência doméstica, e o socialite de 61 anos foi detido pela GNR e presente ao juiz de instrução criminal do Tribunal de Sintra, tendo ficado proibido de contactar e de se aproximar da mulher.
Entretanto, Betty foi também diagnosticada com uma pneumonia. Segundo o “Correio da Manhã”, José Castelo Branco terá de utilizar uma pulseira eletrónica com um sistema de georreferenciação, que emite avisos sempre que o socialite se aproximar da norte-americana a menos de um quilómetro.