Pela terceira vez consecutiva em campeonatos europeus, a Seleção Nacional vai defrontar a França. Num jogo que tem potencial para deixar quase todos os portugueses com os cabelos em pé, a equipa das quinas vai entrar em campo para disputar a presença nas meias-finais da competição contra a seleção francesa já esta sexta-feira, 5 de julho. No entanto, estas partidas não são a única coisa que Portugal e França têm em comum.
Antoine Griezmann, jogador da França, é quem consegue juntar as duas seleções. Como? Através da sua família -e nós explicamos. O futebolista francês, que fez praticamente toda a sua carreira em Espanha, é neto de Amaro da Cavada, jogador que ficou na história do Paços de Ferreira, segundo o "Mais Futebol". Apesar de não ter apelido português, porque na altura não era habitual colocar o nome da mãe no bebé, parte da família do jogador é de Portugal, algo que Antoine Griezmann costuma abordar.
"É um jogo especial e uma parte da família estará com camisolas de Portugal, a outra com camisolas da França. Quem perder no final vai ser alvo de brincadeiras dos outros", disse o jogador em 2020, na antevisão do duelo referente à terceira e última jornada do Grupo F do Euro. Na altura, nenhuma das família acabou por ser alvo de chacota, visto que o jogo acabou empatado a duas bolas.
Fora a seleção francesa, Antoine Griezmann também atua no Atlético de Madrid, uma das equipas que está constantemente a disputar os primeiros lugares da tabela da La Liga, a liga de futebol espanhola. O seu percurso no mundo futebolístico passou-se praticamente todo em Espanha, tendo começado a sua carreira profissional no Real Sociedad em 2009, transitando para os los colchoneros em 2014. Apesar de uma pequena temporada no Barcelona de 2019 a 2021, que já confessou ter sido "um erro", segundo o jornal "Record", é no Atlético de Madrid que Antoine Griezmann continua, clube onde quer acabar a carreira na Europa.
Nas bancadas, o jogador francês tem quatro apoiantes que lhe roubaram o coração. Numa relação com Erika Choperena desde os seus tempos no Real Sociedad, os dois deram finalmente o nó no verão de 2021, e têm três filhas que aparecem sempre nas redes sociais a apoiar o pai nos jogos que este realiza: Mía, de 8 anos, Amaro, de 5, e Alba, de 3.
O caricato desta situação é que as filhas do casal também já foram várias vezes notícia nos meios de comunicação internacionais, visto que foram o maior hat-trick da carreira do avançado: todas elas nasceram no dia 8 de abril.
No Instagram, Erika Choperena partilha várias fotografias da família, em momentos mais descontraídos ou em estádios onde veem Antoine Griezmann jogar. A mulher do jogador, que tem uma marca de roupa, Duzama, produzida não só em França como também em Espanha e Portugal, está constantemente a publicar fotografias com o futebolista, mostrando a dinâmica do casal e o amor que sentem um pelo outro, fazendo-lhe, inclusive, várias dedicatórias.