A influenciadora digital e apresentadora da TVI Helena Coelho fez uma publicação esta segunda-feira, 5 de julho, que está a tornar-se viral nas redes sociais. Na descrição, que acompanha várias fotografias com a filha Íris, de quase 3 meses, Helena Coelho faz um apelo para que sejam identificadas outras mães que precisam de ler a mensagem que pretende aliviá-las de sentimentos de "culpa" que possam existir.

"Se a mãe passa mal na gravidez, que se cale porque é uma bênção. Se a mãe tem muita barriga é porque devem ser trigémeos, mas se tem pouca... terá espaço o bebé para crescer saudável? Se a mãe teve cesariana, porque não conseguiu parto normal? Se foi parto normal, porque a mãe se queixa de dor quando o corpo dela foi feito para aquilo? Se escolhe levar epidural? Porque fez essa escolha, se a mãe dela teve 3 filhos sem nenhuma anestesia?", questiona sobre a fase gestacional. A influenciadora digital continua, abordando desta vez o período pelo qual está a passar atualmente. "Se a mãe tem dores a dar de mamar, tem é de calar e aguentar porque é a missão dela. E o leite da mãe? Pergunta a família. É bom? Alimenta bem? É suficiente? O bebé tem cólicas, o que é que a mãe comeu?", pode ler-se na descrição.

Helena Coelho aborda ainda outras questões que dizem respeito à forma como o papel da mulher, enquanto mãe, é visto pela sociedade. Fala sobre o facto de se considerar a mãe "fútil" quando quer ter tempo para si própria, se volta a trabalhar "está a negligenciar o tempo com o filho" ou, pelo contrário, se fica em casa está a viver às custas do pai do filho.

Depois destes "ses", que pede que sejam continuados nos comentários, Helena Coelho finaliza com palavras de motivação para as várias mulheres que estão prestes a ser mães ou o foram recentemente. "Estamos TODAS a fazer o nosso melhor e tudo o que menos precisamos é de mais gatilhos que nos façam ter mais dúvidas", diz.

Não é a primeira vez que a influenciadora tenta passar uma mensagem positiva a outras mães. O mesmo aconteceu em maio, numa publicação em que escreveu: "A maternidade é um tema em que cada pessoa tem a sua experiência, crença e opinião e todas são válidas. Sejam gentis e considerem que todos os pais estão a fazer o seu melhor nesta fase desafiante. As vossas experiências e opiniões são bem-vindas, para tornarmos esta plataforma de partilha e amor".

A nova publicação gerou mais de 24 mil gostos e mais de mil comentários, grande parte a identificar outras mães, cumprindo com o pedido.

"Bravo!!!! Disseste tudo! Nunca duvides de ti: és a melhor mãe que a Íris poderia pedir", comentou a nutricionista Iara Rodrigues, que também foi mãe, pela segunda vez, no mês passado. Também Paulo Teixeira, namorado de Helena e pai de Íris, escreveu nos comentários. "Apenas quero comentar dois 'M': a melhor Mãe que a Íris podia ter e a melhor Mulher que eu podia ter".

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.