José Castelo Branco soube a 15 de setembro que vai a julgamento pelo crime de violência doméstica denunciado por Betty Grafstein. Como o socialite tem dupla nacionalidade, portuguesa e norte-americana, pode vir a ser extraditado a pedido da justiça dos Estados Unidos para Portugal.

José Castelo Branco pode ser condenado a 5 anos de prisão. "Estou a pensar nas roupas que vou usar no tribunal"
José Castelo Branco pode ser condenado a 5 anos de prisão. "Estou a pensar nas roupas que vou usar no tribunal"
Ver artigo

José Castelo Branco reside em Nova Iorque, onde se encontra atualmente. Espera-se que o socialite regresse ao País para lhe serem atribuídas as medidas de coação, mas ainda não se sabe quando, segundo o “Correio da Manhã”.

"Neste momento, as medidas (termo de identidade e residência) caducaram porque o Tribunal de Sintra cometeu um erro: deixou passar demasiado tempo para realizar a instrução. Neste momento, ninguém o pode obrigar a vir a Portugal para julgamento, a não ser que a justiça portuguesa tente fazer alguma coisa junto da justiça norte-americana. A questão da nacionalidade americana não é incondicional”, comentou o advogado Alexandre Guerreiro, como cita o mesmo meio de comunicação.

No entanto, caso a justiça norte-americana assim o decida, é possível que o socialite seja extraditado para Portugal. “O facto de José Castelo Branco ser também americano não significa que não possa ser extraditado para Portugal. Depende dos Estados Unidos, que geralmente olham caso a caso, sobretudo quando a pessoa tem uma nacionalidade que não é a de origem”, afirmou o advogado.Ainda não se sabe a data do julgamento.

José Castelo Branco foi acusado de violência doméstica pelo Ministério Público por agressões físicas e psicológicas a Betty Grafstein, com quem casou em 1996. Os advogados do socialite tentaram impedir que o caso avançasse para julgamento, mas sem sucesso.