Depois de ter colocado um ponto final na carreira olímpica em outubro deste ano, a judoca portuguesa Telma Monteiro anunciou o fim da sua carreira, após 24 anos num vídeo publicado pelo SL Benfica, clube pelo qual competia.

“As mulheres choram muito. Eu acho que toda a gente chora, mesmo os fortes choram. Talvez agora não chore de todas as lágrimas que já chorei. Foram 24 anos muito especiais. 17 anos de Benfica, portanto uma história especial que me orgulha e me honra muito”, começou por dizer.

“Eu acho que, neste momento, eu penso em todas as pessoas que contribuíram para a minha carreira, as que viveram comigo cada ippon [a pontuação máxima no judo], cada vitória, cada derrota, cada queda, cada vez que eu celebrei ou que não consegui celebrar o que queria”, continuou.

Telma Monteiro anunciou então o fim da sua carreira. “Termino a minha carreira exatamente como eu queria, com a sensação de que dei tudo o que havia para dar e que foi tudo como tinha de ser. Uma gratidão eterna”, concluiu.

Veja o vídeo.

Apesar de deixar o desporto, não vai deixar o Benfica, já que vai assumir as funções de coordenadora do judo no clube “para desenvolver e inspirar novas gerações”. “O Sport Lisboa e Benfica enaltece a enorme dedicação e espírito competitivo de Telma Monteiro numa longa e profícua carreira que elevou o prestígio do judo português. No clube do coração desde julho de 2007, contribuiu decisivamente para o crescimento e desenvolvimento da modalidade no Benfica”, disse o clube num comunicado sobre "a melhor judoca portuguesa de todos os tempos".

Na sua carreira, ganhou 94 medalhas, 42 delas de primeiro lugar, e teve 348 vitórias em 442 combates. Além disso, pelas águias, venceu 57 títulos, 26 deles em primeiro lugar. Em 2015 foi líder do ranking mundial na categoria -57kg e foi a atleta mais medalhada da história dos Campeonatos da Europa da modalidade, tendo vencido seis vezes.

A judoca foi bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e também participou nos de 2004, 2008, 2012 e 2020. Apesar de ter decidido que os de Paris, em 2024, seriam os seus últimos Jogos Olímpicos, não se conseguiu apurar. Se o tivesse feito, seriam os sextos da sua carreira, tornando-se a primeira mulher portuguesa e a primeira judoca a nível mundial a alcançar este feito.

Quanto a títulos coletivos, venceu cinco campeonatos nacionais de seniores, uma taça de Portugal e conquistou a medalha de bronze na Liga dos Campeões de Judo.

Veja as fotos de Telma Monteiro.