Kanye West, rapper e ex-marido de Kim Kardashian, lançou de surpresa na noite de quarta-feira, 27 de novembro, o videoclipe de uma das músicas mais conhecidas do seu mais recente álbum lançado em agosto, “Vulture 2”, produzido em conjunto com Ty Dolla Sign. Intitulada de “Bomb”, esta canção tem como participantes North e Chicago West, duas das filhas do ex-casal, que cantam durante a maioria da música e a mais velha até mostra os seus dotes, ao falar em japonês. No entanto, o videoclipe está a gerar controvérsia.
Isto porque muitos dos internautas acreditam que Kanye West usou inteligência artificial para ter as próprias filhas no videoclipe. Aqui, logo desde o primeiro momento, vê-se North, de 11 anos, e Chicago, de 6, a conduzir aquilo que parecem ser Cybertrucks, os carros polémicos da marca Tesla, de Elon Musk, e as duas parecem estar a fugir de alguns animais com caras menos simpáticas. Ao mesmo tempo, também aparece Yuno Miles, cantor que participa na canção com as filhas de Kanye e Kim, e os três fogem nos carros.
North West, assim como fez no álbum passado do pai, “Vulture”, aproveitou a oportunidade para mostrar os seus dotes musicais, uma vez que já expressou ter interesse em prosseguir carreira. Já Chicago aparece menos tempo, mas participou também com um rap em forma de freestyle. Ainda assim, isto já era algo conhecido, uma vez que a música saiu em agosto, e o problema foi mesmo a forma como foi construído o videoclipe.
Apesar da maneira positiva como foi recebida a participação das filhas na canção, os fãs não deixaram de criticar o facto de o rapper ter, possivelmente, utilizado inteligência artificial no vídeo, pois North e Chicago não parecem estar realmente em estúdio, e têm um ar mais plastificado. De acordo com o "Daily Mail", existem algumas partes onde as caras das crianças parecem diferentes, especialmente quando se movem e ficam em diferentes ângulos, e North, logo nos primeiros segundos, aparece com um alfabeto sem sentido escrito na bochecha, uma caraterística dos vídeos que contêm inteligência artificial.
Quanto a comentários, “Estás a usar AI com as tuas próprias filhas”, “Esta utilização toda de inteligência artificial está a deixar-me nervoso para ‘Bully’ [o próximo álbum do cantor]”, “Estou a alucinar ou mais alguém viu o videoclipe com IA com as filhas do Kanye?”, “Não acredito que ele fez um videoclipe de IA com as suas próprias filhas”, foram alguns daqueles que foram deixados no Youtube do artista.
No entanto, há quem apoie a decisão de Kanye West, explicando que North esteve provavelmente envolvida no processo criativo, uma vez que a filha mais velha do ex-casal sempre se mostrou criativa. “Acho que é claro que a North esteve envolvida no processo criativo, eu respeito o Ye por fazer este tipo de coisas artísticas com os seus filhos”, “Eu concordo que a música está terrível, mas vamos apreciar o Ye por escolher os seus filhos acima de tudo, incluindo nós, os fãs” e “Estou contente por o Ye se divertir com os seus filhos e gostar de ser pai. É bom deixar que eles sejam criativos”, foram também outros dos comentários deixados no videoclipe.
As acusações de que Kanye West começou a usar inteligência artificial nas suas músicas já acontecem desde agosto, momentos após o lançamento do álbum “Vulture 2”. Os fãs criticaram o artista por parecer que este tinha alterado a sua voz em algumas das novas músicas, e muitos não gostaram disso. “O Kanye usou IA na sua parte na música ‘Sky City’?”, “Parece que apenas lhe falsificaram a voz. Há também alguns beats aleatórios que soam autênticos mas são demasiado perceptíveis. Se é para isto, porque que é que este homem atrasa os seus álbuns?” e “As nuances de AI estão lá. Foi uma escolha 100% deliberada e não faço a mínima ideia do porquê”, disseram alguns fãs, citados pela “Vibe”.