O primeiro jogo oficial da Seleção Nacional para o Euro 2024 acontece frente à República Checa no dia 18 de junho, mas muito trabalho tem de ser feito antes para todos os jogadores estarem prontos para embarcar nesta aventura. Com ainda muitos dos convocados de férias e a aproveitar os poucos dias que lhes foram dados, o primeiro dia de estágio é no domingo, 2 de junho, mas há quem já esteja a treinar para a ocasião.
É o caso de José Sá, Nélson Semedo, António Silva, João Palhinha, João Neves, Pedro Neto e Diogo Jota, que já se encontram na Cidade do Futebol, em Oeiras, ao comando do técnico espanhol. No entanto, apenas com oito jogadores é impossível fazer um treino, e esta quinta-feira, 30 de maio, apesar do estágio ainda não ser oficial, foi quando a equipa das quinas deu o primeiro pontapé a sonhar com o Euro2024. Para isso, foi precisa a ajuda de mais nove jogadores para compor uma equipa, e Roberto Martínez não se fez rogado.
Com a ajuda de alguns atletas da Seleção Nacional sub-21, orientada por Rui Jorge, o treino foi finalizado na Cidade do Futebol com muitas caras sorridentes e vontade de trabalhar. Para compor o primeiro dia de estágio, Roberto Martínez pediu ajuda a Samuel Soares, Renato Veiga, Eduardo Quaresma, Rodrigo Gomes, João Marques, Paulo Bernardo, Pedro Santos, Fábio Silva e Henrique Araújo, que tiveram a oportunidade de jogar com os convocados para a equipa principal da seleção.
E quem são estes jogadores portugueses? Alguns a jogar em equipas nacionais, como o Benfica, Sporting e Estoril Praia, e outros que tentam a sua sorte numa carreira internacional, tanto em países como a Escócia ou a Suíça, todos eles têm algo em comum, que é a paixão por este desporto, e só nos momentos de lazer é que deixam a bola para trás - ou, pelo menos, não andam com ela atrás todos os segundos durante os 90 minutos de um jogo. Veja as fotografias dos jogadores sub-21 chamados pelo técnico espanhol nos seus momentos de descontração.