Luis Miguel Gallego Basteri, um dos cantores mexicanos mais idolatrados da música latina, voltou às luzes da ribalta e a dar que falar. Com uma nova digressão, que começou em agosto na Argentina, o músico de 53 anos já anunciou mais 50 datas de concertos já para o próximo ano. O cantor vai passar por países como Argentina, México e Estados Unidos. Conhecido como “El Sol de México”, conta já com 65 espetáculos esgotados.
Este parece ser um regresso triunfal do intérprete de êxitos como "Ahora te puedes marchar" e "La chica del bikini azul", não estivesse também envolvido em drama (como tudo na vida de Luis Miguel, aliás). Conheça as maiores polémicas que marcam a vida do artista idolatrado por milhões de fãs, que o apelidam carinhosamente de Miki.
O mistério dos alegados duplos
A 23 de agosto, e após 10 datas seguidas na Argentina, a jornalista chilena Cecilia Gutiérrez revelava nas redes sociais que a estrela mexicana se encontrava com uma bronquite. Tudo aponta para que tenha estado internado, e a partir daí começaram a surgir rumores sobre se o artista iria ou não cancelar algum dos compromissos marcados. O quadro não se confirmou, uma vez que Luis Miguel subiu ao palco da Movistar Arena no dia 21.
Mas é agora que começa a polémica. Os rumores de que o cantor tem um duplo voltaram. Segundo “A Marca”, o cantor tem sido alvo de críticas porque há especulações de que estará a usar duplos que se fazem passar por ele nos espetáculos. Vários fãs falam sobre a aparência e a voz do artista não ser a mesma e há até vídeos nas redes sociais com as mais variadas teorias da conspiração.
O jornal espanhol parece descartar essa hipótese, uma vez que em 2015 o cantor já falou sobre o assunto. “Já estou habituado a que digam essas coisas. Não é a primeira vez. Eu ignoro. No início da minha carreira isso afetou-me. No início, perguntava-me: 'porque é que eles dizem uma coisa tão forte e tão feia?' Porém, com o passar do tempo, com o passar dos anos, ficamos mais fortes porque faz parte deste meio", afirmou, na altura.
A primeira teoria sobre a utilização de duplos remonta a 1993. Na altura, chegou a especular-se que Luis Miguel tinha morrido devido a uma overdose, e que tinha sido substituído por outra pessoa. Recentemente foi o nome de Andrés Rey que surgiu como sendo um dos duplos. Andrés é um conhecido imitador de Luis Miguel, com parecenças físicas e vocais ao “Sol de México”.
Tal como se pode ler no “El Universal”, o jornalista Rodrigo Lussich afirmou que “este homem [referindo-se a Andrés Rey] está trancado no Hotel Faena à disposição da logística de Luis Miguel e de todos os seus movimentos”. A polémica, que já dura há várias décadas, parece não ter fim à vista, com rumores novos a surgir praticamente a cada semana.
A drástica perda de peso (e mudança de imagem)
Antes de começar a tour, Luis Miguel foi visto com a namorada, Paloma Cuevas, a aproveitar os últimos dias antes das datas esgotadas na Argentina. As fotos chamaram a atenção para a magreza do cantor e vieram trazer, uma vez mais, rumores sobre o assunto.
“As pessoas não sabem até que ponto a obesidade é uma doença. É perturbador dar essa informação e as pessoas não saberem disso. Fiz jejuns intermitentes de 36 horas. Isso funcionou comigo, mas não é recomendado para toda a gente”. Foi esta a citação que inundou os meios de comunicação. Foi apresentada como algo que “El Sol de México” tivesse dito, em declarações ao programa “El Hormiguero”. Ainda assim, não há registo de o cantor ter marcado presença nesse programa.
A conversa sobre a perda de peso do cantor continua, mas desta vez fala-se numa operação. A Telemundo, segunda maior rede de televisão em espanhol nos Estados Unidos, noticiou que uma fonte próxima do cantor afirma que Luis Miguel recorreu a uma cirurgia bariátrica. Estes rumores surgem após o cantor mostrar uma notória alteração de peso. Tal já tinha acontecido, em 2015, mas devido ao excesso de peso que o cantor apresentava na altura.
A relação distante com os três filhos
Em 2023, o cantor foi visto com a namorada e as filhas desta, o que levou a uma nova chuva de críticas, devido à relação distante que o cantor tem com os próprios filhos. Luis Miguel tem três filhos – Michelle, de 33 anos, Miguel, de 16 e Daniel, de 14– e segundo os meios de comunicação sul americanos e espanhóis, o artista não mantém uma relação próxima com nenhum deles.
“É um assunto delicado, talvez eu não seja a melhor pessoa para falar. Sei que ele os vê, de vez em quando. Mas não posso dizer muito”, disse Lucía Miranda, viúva de Hugo López, antigo manager do cantor em entrevista ao programa “De Primera Mano”.
Aracely Arámbula, mãe de Miguel e Daniel, desmentiu tudo através de stories no Instagram. “Enquanto for sobre os meus filhos, vou falar sempre a verdade”, garantiu. Já em 2017, a atriz tinha tocado no assunto, em entrevista à “People en Espanol”, onde disse que o cantor não via os filhos há muito tempo e que adorava que Luis Miguel convivesse com eles.
Preso nos Estados Unidos
Em maio de 2017, o cantor foi preso em Los Angeles, nos Estados Unidos, depois de se negar a comparecer a várias sessões em tribunal devido a uma acusação de incumprimento de contrato. Apesar da detenção, o cantor pagou a fiança e horas depois saiu em liberdade. Antes da detenção, Luis Miguel tinha recebido várias convocatórias para se apresentar diante da justiça, tendo ignorado todas.
Foi William Brockhaus, agente de Luis Miguel entre 2013 e 2015, que fez a queixa contra o ídolo mexicano. O agente pediu uma indemnização no valor de quase 1 milhão de euros, valor que o cantor pagou após chegarem a um entendimento. Segundo a revista brasileira “Veja” , Brockhaus iniciou a ação em fevereiro de 2015, assegurando que ambos tinham um acordo verbal segundo o qual o agente recebia 10% dos lucros do cantor, o que não foi honrado.
Consumo de drogas aos 12 anos (e a relação abusiva com o pai)
Lançada em 2018, “Luis Miguel - La Serie”, descrita no site da Netflix como “o retrato da vida da superestrela mexicana Luis Miguel”, foi uma fonte de revelações sobre assuntos da infância do artista. A série, que tem três temporadas e que teve o aval do próprio, mostra ao longo dos episódios a infância difícil de “El Sol de México”. Ainda assim, Luis Miguel revelou no Instagram que “a série Netflix é ficção, não é 100% verdade, mas sim baseada em factos reais”.
São abordados temas difíceis, tais como o desaparecimento da mãe e a relação com o pai, Luisito Rey. No sexto episódio da primeira temporada, Luisito aparece a dar ao filho efedrina, uma substância que surge em medicamentos mas que pode ter efeitos cardiovasculares semelhantes aos da cocaína.
Segundo o jornal “Clarín”, foi aos 12 anos que Luis Miguel começou a sofrer este abuso às mãos do próprio pai, que subornava médicos para conseguir a droga. De acordo com a série, o jovem era obrigado a consumir para aguentar as gravações de vídeos, as atuações e a vida escolar. Tudo era feito para Luis Miguel ter o maior rendimento possível com o mínimo de descanso. A utilização da substância culminou no desmaio do jovem durantes as gravações do filme “Ya Siempre Más”.
Embora este fosse um medicamento comum utilizado para problemas respiratórios, como a asma, agora é contraindicado, principalmente em crianças. A efedrina é ainda um dos componentes ativos das metanfetaminas e é usada por atletas como forma de perder peso e melhorar o desempenho físico. Sergio Riesenberg, diretor do Festival da Canção de Viña del Mar, confirmou a situação no programa “Bienvenidos”. Depois de insinuar que Luisito Rey não tratava bem Luis Miguel, Sergio revelou que este dava cocaína ao filho, como forma de estimulá-lo.
De acordo com Andrés García, falecido ator e amigo da família, Luisito Rey “não se importava com nada, era abusivo”. “Aproveitou tudo o que pôde e não tratou bem Luís Miguel”, afirmou, em entrevista ao “El Universal”.
O misterioso desaparecimento da mãe (e as suspeitas de homicídio)
São três as teorias mais famosas sobre o que se passou com Marcela Basteri, mãe de Luis Miguel. Segundo o jornal “Independente en Espanol”, a primeira teoria é a de que o pai, Luisito Rey (que morreu em 1992) terá assassinado a mulher. Luisito é retratado na série distribuída pela Netflix como um "homem violento, manipulador e, às vezes, sem escrúpulos”, e é deixado em aberto de que possa ter sido ele a assassinar Marcela.
Para ajudar à especulação aparece Andrés García, uma vez mais. “Tu já és maior de idade, o teu pai não devolveu o teu dinheiro e quer matar a tua mãe. Ele já perguntou a [Arturo] Durazo [chefe da Polícia da Cidade do México] e a mim. Então cuida da tua mãe”, terá dito o falecido amigo da família ao próprio Luis Miguel.
A segunda possibilidade centra-se também no assassinato da mãe, mas desta vez às mãos de narcotraficantes. De acordo com Mario Vicente Gallego, irmão de Luis Rey, Marcela terá sido morta num tiroteio. Ainda assim, não há nenhuma prova que confirme as palavras de Mario. Há quem acredite que esta seja uma tentativa para Mario ilibar o irmão de um possível crime que este tivesse cometido, apontado na primeira teoria.
A última teoria é a de que Marcela continua viva, internada na Argentina. A hipótese surgiu depois de uma cena mostrada em “Luis Miguel - La Serie”. A cena onde se vê o ator Diego Boneta (no papel de Luis Miguel) a entrar numa sala do Asilo Psiquiátrico Nuestra Señora de la Misericordia não passou despercebida aos fãs.
Apesar de a produção não ser 100% fiel à vida do mexicano, surgiu a teoria de que a mãe pode estar internada num hospital psiquiátrico. De acordo com o “Mundo Deportivo”, “várias pessoas próximas ao artista garantem que a pessoa em questão está viva e mora na Argentina”. Flávia e Ivana Basteri, primas de Marcela Basteri, convidadas do programa “A La Tarde”, afirmam ter indícios de que é possível que a prima esteja internada sob falsa identidade. Dizem que uma das provas pode ser uma mancha no pescoço que Marcela e a suposta mulher partilham.
Também Lorena Della Torre, filha de uma prima de Marcela, afirma que esta continua viva. Diz que a mãe de “Sol de México” está internada no Hospital Moyano, em Buenos Aires, e que é tratada pelo nome de Honorina Montes.
As reações negativas à série da Netflix
A série não agradou a toda a gente que nela é retratada. A filha de Luis Miguel, Michelle Salas, não gostou da forma como a sua vida foi exposta no pequeno ecrã. Nas redes sociais afirmou que a forma como a produção a retrata enquanto mulher lhe parece “desnecessária, desrespeitosa e lamentável”.
Também Aracely Arámbula, mãe dos dois filhos mais novos do cantor, não ficou indiferente à sua personagem. “Ser protagonista na vida de alguém não significa ser protagonista nos seus negócios”, disse em 2021.
Cinco Grammys, quatro Grammy Latino, mais de 75 milhões de discos em todo o Mundo e concertos esgotados até ao final do ano. A vida de Luis Miguel, estrela da música desde os 10 anos, continua a fascinar e a intrigar milhões, sendo muitas vezes difícil saber qual é a linha que separa a realidade da ficção.