Rita Pereira deu as boas-vindas a Lowê a 12 de novembro. A bebé é fruto da relação com Guillaume Lalung, com quem já tem Lonô, 5 anos. A atriz esteve na manhã desta quarta-feira, 27 de novembro, no “Dois às 10”, na TVI, onde revelou alguns detalhes sobre a gravidez, o parto e de como está a ser ser mãe de dois filhos.

Rita Pereira foi mãe de uma menina. Saiba qual é o nome original da bebé
Rita Pereira foi mãe de uma menina. Saiba qual é o nome original da bebé
Ver artigo

Quanto à segunda gravidez, disse que “não foi nada fácil” e que “foi muito mais difícil do que a do Lonô”, devido aos sintomas que teve. “Não sei se é da idade, que a pessoa já tem 42 [anos]. (...) Tive imenso sono, tive enjoos e depois tinha muita fome mas não podia comer muito, porque não tenho muito espaço. Passei mal”, disse. “Odeio estar grávida”, garantiu. A atriz fez exercício físico durante a gravidez “três vezes por semana”, mas sempre “com acompanhamento”.

Lowê nasceu às 38 semanas. No dia 12 de novembro, “às três, quatro da manhã”, Rita Pereira sentiu “uma contração diferente”, mas ficou “tranquila”, tendo ido tomar banho e "fazer a depilação". Às 12 horas, ligou ao seu médico e pediu para ir fazer um CTG [cardiotocografia, exame utilizado para avaliar o bem-estar fetal], mas não estava à espera de já não sair do hospital.

“Eu entro na maternidade e a enfermeira, logo que me abre a perna, diz: ‘não, a menina já não vai sair daqui, vai ficar aqui’”, contou, acrescentando que o parto foi rápido. “Foram literalmente três minutos. Cheguei, fiz força duas vezes, pedi ao médico até para não estar deitada, que já tinha pedido da outra vez para estar sentada. É mais confortável para mim, tem que ver também com os treinos que eu fiz para chegar até ao parto. E três minutos depois, eu saquei a miúda lá de dentro”, relatou, tendo sido um “parto normal” e tendo levado epidural.

“Tirei-a lá de dentro. O médico perguntou: ‘você está tão à vontade, você não quer tirá-la?’. E eu: ‘posso?’. E ele: ‘você já pode’”, contou, acrescentando que não tinha dores. “Nem toda a gente tem dores, nem toda a gente grita, nem toda a gente passa por toda essa situação. (...) Eu digo isto para que as grávidas, por exemplo grávidas de primeiro parto, saibam que também existem histórias assim”, alertou. A atriz contou ainda que amamenta a filha, mas também dá fórmula.

Rita Pereira contou ainda que o namorado está “insuportável” desde o nascimento de Lowê, já que ter uma menina era “o sonho da vida dele”. “Em 10 anos, eu vi o Guillaume chorar três vezes. Eu em 15 dias, já vi o Guillaume chorar 10 vezes mais do que em 10 anos. Emociona-se”, disse.

Já Lonô, o primeiro filho do casal, que a atriz diz ser “muito sensível”, teve uma reação amorosa ao nascimento da irmã. “Quando chegou agarrou-a, deu-lhe um grande beijinho e depois virou-se para mim e para o pai e disse: ‘muito obrigada. Muito obrigada por me terem dado esta mana’. Eu desarmei totalmente”, contou emocionada.

Apesar de estarem a tentar que Lonô não tenha ciúmes da irmã, não estando com a menina ao colo quando a criança a foi conhecer e oferecendo-lhe um presente por parte de Lowê, este acabou por sentir. “Ao fim do quarto dia, o meu filho sentou-se ao meu colo e perguntou-me se eu já não gostava dele. Portanto, acontece e eu e o pai tirámos tempo para ele durante estes 15 dias”, disse.

Rita Pereira, contou ainda que engordou 13 quilos durante a gravidez e que já perdeu cinco, tendo voltado aos treinos 10 dias após o nascimento da filha Lowê.