Sandra Silva recorreu às redes sociais para fazer um desabafo emotivo sobre o estado de saúde da mãe. A influenciadora digital e atriz revelou, através de um vídeo publicado no Instagram, que a mãe foi diagnosticada com Alzheimer, uma situação que diz viver "há anos" e que descreve como "muito dura".

Morreu Ângela Pereira, a jovem que comoveu o País com a sua doença. Tinha 23 anos
Morreu Ângela Pereira, a jovem que comoveu o País com a sua doença. Tinha 23 anos
Ver artigo

"A minha mãe tem Alzheimer e é uma merda. É uma situação que já vivo há anos e que sabia que um dia ia chegar o momento para falar sobre isto", começou por dizer. Segundo explicou, os primeiros sinais surgiram por volta de 2018, altura em que o quadro clínico era ainda encarado como demência.

"Começou mais ou menos em 2018, portanto, tudo aquilo que eu tenho vivido estes anos é com esta situação presente", contou, acrescentando que o diagnóstico de Alzheimer foi confirmado apenas no último ano. "Até aí era demência e no último ano foi mesmo diagnosticado como Alzheimer. Tem sido muito duro."

Explicou ainda que decidiu tornar pública esta realidade por sempre ter partilhado o seu dia a dia com os seguidores. Atualmente, vive na casa dos pais e acompanha a mãe de forma permanente. "Desde que estou a viver em casa dos meus pais, vivo isto 24/24, 7 dias por semana", revelou, recordando que sempre esteve presente ao longo do processo, inclusive durante a gravidez e logo após o nascimento do filho.

Além da vontade de partilhar a sua experiência, Sandra Silva admitiu que sentiu necessidade de falar sobre o tema pela dificuldade em encontrar pessoas que compreendam verdadeiramente o impacto da doença. "Tenho sentido ao longo do processo que é difícil encontrarmos alguém que nos percebe neste tema e, por isso, se conseguir, de certa forma, ajudar nem que seja uma pessoa…", desabafou, sublinhando que se trata de "uma daquelas doenças que não se deseja a ninguém".

Num dos momentos mais emocionantes do vídeo, a influenciadora confessou sentir que perdeu a mãe muito antes da sua ausência física. "Sinto que perdi a minha mãe há muitos anos. É um luto que se faz em vida, é a pessoa estar mas não estar", afirmou, concluindo que, apesar de a doença ser menos complicada para quem a vive, "para quem acompanha é muito, muito duro".

Sandra Silva foi mãe pela primeira vez em fevereiro de 2022, com o nascimento de Vasco, fruto da relação com João Borges.