No testamento atualizado em fevereiro de 2023, Marco Paulo deixou a sua herança, que ronda os 60 e 80 milhões de euros, a três herdeiros: o compadre António Coelho (45%), o afilhado Marco António (45%) e o amigo e bombeiro de Braga, Eduardo Ferreira (10%). Os irmãos e sobrinhos ficaram surpreendidos por terem sido excluídos pelo cantor.

Propriedades de Marco Paulo valem mais de 6 milhões de euros. Saiba como são as casas luxuosas
Propriedades de Marco Paulo valem mais de 6 milhões de euros. Saiba como são as casas luxuosas
Ver artigo

Contudo, os sobrinhos Pedro, Marco Simão e Ondina revelaram que não vão lutar pela herança. “Não há, nem nunca houve, nenhuma guerra pelo dinheiro. Houve espanto e surpresa da família por não estar incluída no testamento. A única preocupação que tivemos foi saber se o testamento era legal. Vamos respeitar a vontade do meu tio e não vamos impugnar o testamento”, disse Pedro da Silva, 51 anos, ao “Correio da Manhã”.

“O meu tio sempre foi uma pessoa de muita fé. E outra surpresa foi não ter sido deixado nada a nenhuma instituição”, acrescentou o sobrinho mais novo do cantor, que soube do segundo testamento – o primeiro tinha sido feito em 2009 e apenas deixava como herdeiros o compadre e o afilhado – pela comunicação social.

Desde que se soube que Marco Paulo não tinha incluído a família no testamento que esta tem sido acusada de ter abandonado o cantor. “Estamos a ser crucificados em praça pública. Não somos abutres. As pessoas não sabem o que dizem. Dizerem que não nos falávamos, que estávamos afastados ou que a família não queria saber dele é ridículo. Temos recebido centenas de mensagens de ódio, ameaças e insultos. Tem sido muito doloroso”, contou.

Já Ondina acompanhava Marco em todos os concertos. “Nunca o deixei até ao último dia da sua vida. Fico magoada com tudo isto. Sempre que ele falava comigo ao telefone dizia: ‘tenho saudades tuas’. E tínhamos falado no dia anterior”, revelou.

Devido a esta situação, chegaram mesmo a deixar uma ameaça no carro do sobrinho Marco Simão. “Abandonaram o vosso tio e nosso querido Marco Paulo. Tenham vergonha. A vossa família é asquerosa. Vocês não prestam”, estava escrito. “Estamos a ser tratados muito mal (...) Está a ser difícil”, disse Pedro, em lágrimas.

Propriedades de Marco Paulo valem mais de 6 milhões de euros. Saiba como são as casas luxuosas
Propriedades de Marco Paulo valem mais de 6 milhões de euros. Saiba como são as casas luxuosas
Ver artigo

Quanto ao herdeiro surpresa, Eduardo Ferreira, os sobrinhos garantem que nunca tinham ouvido falar do bombeiro até saberem que este constava no testamento. “Nunca tinha ouvido falar do Eduardo. Parece que ele esteve no funeral, mas na parte da família não esteve”, refere Pedro. “Nunca fomos apresentados. Nunca o vi em nenhum concerto”, conta Ondina, que liderava o clube de fãs do tio.

Os sobrinhos revelam ainda que não sabem qual é o património do artista. “Não sei qual é a fortuna do meu tio. Não falávamos sobre isso. Há coisas que estou a descobrir agora. Imóveis no estrangeiro? Não tenho conhecimento. Só das casas em Portugal”, disse.

As quatro propriedades que o cantor tinha em Portugal em seu nome, duas em Sintra, uma na Quarteira e outra em Sesimbra, têm um valor patrimonial tributário que não chega aos 500 mil de euros, mas podem atingir os 6,3 milhões de euros em termos de valor de mercado. Pensa-se ainda que Marco Paulo tinha uma moradia nos Estados Unidos e um apartamento em Paris.