Há vários anos que Teresa Guilherme e Júlia Pinheiro, duas das mais conhecidas apresentadoras de televisão em Portugal, estão de relações cortadas. A troca de palavras públicas entre as duas é recorrente, e volta e meia ganha novos episódios. Como aconteceu nos últimos dias.

Esta guerra voltou a ser notícia depois de Teresa Guilherme falar no assunto e explicar que Júlia Pinheiro não é pessoa que lhe “interesse”. A apresentadora esteve à conversa com Joana Azevedo e com Diogo Beja no programa “Cada Um Sabe de Si”, na Rádio Comercial, e começou a falar da zanga entre as duas depois de na conversa se ter falado da substituição de Júlia Pinheiro na peça "Monólogos da Vagina".

Devido a um problema de saúde, Júlia Pinheiro viu-se obrigada a desistir da peça. Teresa Guilherme foi chamada para a substituir e admitiu aos radialistas não conhecer a peça original por não ter querido ir ver a prestação da apresentadora da SIC. “Não tinha ido ver esta montagem”, começou por dizer. “Talvez por causa da Júlia. Sinceramente. É verdade. Pensei: ‘Não quero ir ver a Júlia a representar mal’. Foi o que pensei”. Vi-a depois, mais tarde, em vídeo. Mas sobre a prestação da rival, Teresa Guilherme fechou-se em copas: “É melhor não falarmos sobre isso”.

Teresa Guilherme visita a casa do “Big Brother” e garante: "É maravilhosa”
Teresa Guilherme visita a casa do “Big Brother” e garante: "É maravilhosa”
Ver artigo

Estas declarações foram apenas o pontapé de saída para comentar a eterna rivalidade entre as duas. A apresentadora da TVI defendeu-se ao dizer que não deseja mal à rival mas que é uma pessoa que não lhe gera particular interesse. Por isso, tem evitado falar do assunto para não correr o risco de ser mal interpretada.

Foi nesta altura que Joana Azevedo perguntou se este tempo de isolamento social não serviu para “relativizar” as coisas e fazer as pazes com a “inimiga”. “Acho a palavra inimiga muito divertida. Vamos pôr aí umas aspas”, atirou prontamente Teresa Guilherme.

“Eu não estou zangada com a Júlia. É verdade, não estou. É justificado, tenho isso tudo muito bem resolvido na minha cabeça. Há pessoas que não me interessam pelas suas atitudes. Elas próprias não me interessam. É o caso. Não desejo mal nenhum à Júlia, longe de mim, mas é uma pessoa que não me interessa. Não é porque ela tem uma profissão semelhante à minha,  digo semelhante porque ela não é produtora, que eu tenho que me dar com ela”, explicou.

“Os nossos santos não casam. Há 'n' atitudes ao longo das nossas vidas de que eu não gostei, mas não é isso. E acho que ela sente exatamente a mesma coisa em relação a mim. Não é uma coisa do género: ‘Ah, eram tão amigas e zangaram-se’. Não. Nunca fomos. Trabalhámos juntas, até fizemos programas em rádio e televisão, mas nunca fomos amigas”, defendeu. Teresa Guilherme acrescentou ainda não ter “necessidade” de ter uma relação com Júlia Pinheiro por acreditar que não lhe “acrescenta nada”.

Mas esta está longe de ser a primeira troca de comentários entre as duas.

A troca de comentários sobre programas, audiências e o karma de Júlia Pinheiro

Júlia Pinheiro e Teresa Guilherme nunca foram amigas – e a apresentadora da TVI deixou isso bem claro na entrevista que deu agora à Comercial. Mas a verdade é que as duas sempre foram comparadas devido à posição que ocupam: são as duas apresentadoras e já estiveram à frente de vários reality shows e formatos televisivos.

A inimizade entre as duas voltou a materializar-se em 2011 quando Júlia Pinheiro trocou a TVI pela SIC. Na altura, Teresa Guilherme desvalorizou o investimento da SIC e comentou: “Foi a montanha que pariu o rato”. Júlia Pinheiro parece não ter respondido à acusação e em 2013 Teresa Guilherme voltou à carga. Nesta altura, Júlia Pinheiro preparava-se para estrear o “Splash Famosos”, na SIC. Teresa Guilherme estava na TVI a apresentar o “Big Brother VIP” e não deixou de lançar farpas à rival: “Espero que ela não meta água, para o bem dela”. “A Júlia é-me completamente indiferente. É chato dizê-lo, mas é. Até almoçaria ou jantaria com ela na mesma mesa. É-me indiferente”, disse na altura.

Os 22 melhores momentos da entrevista surpresa de Rui Maria Pêgo à mãe Júlia Pinheiro
Os 22 melhores momentos da entrevista surpresa de Rui Maria Pêgo à mãe Júlia Pinheiro
Ver artigo

Os anos passaram e em 2015 Teresa Guilherme voltou a atacar. A apresentadora disse que a rival não merecia “nada” e que não tinha tido “um único sucesso” até à data. Na mesma ocasião aproveitou para explicar que, apesar das declarações, não estava chateada com Júlia Pinheiro. "Nunca fiz as pazes com a Júlia porque nunca me zanguei com a Júlia. A imprensa faz comparações entre as duas, o que leva a que uma ou outra tenha de reagir. Não sou conhecida por ser politicamente correta. Acho extraordinário estar há quatro anos num programa sem ganhar um único dia e ainda continuar lá. Só ela tem este poder. Dizer isto parece uma agressão, mas não é. É apenas uma constatação".

Pouco tempo depois, foi a vez de Júlia Pinheiro deixar uma mensagem a Teresa Guilherme: “Eu tenho um grande respeito profissional pela Teresa e sempre tive, mesmo quando ela me atacava. E por isso fiquei magoada, porque ela conhece-me muito bem e trabalhámos juntas vezes sem conta”.

Os anos seguintes foram relativamente calmos, mas os rumores de uma zanga entre as duas voltaram a ser falados no início deste ano. Júlia Pinheiro deu uma entrevista a Cristina Ferreira e Teresa Guilherme não se coibiu de mostrar os seus sentimentos no programa “5 Para a Meia Noite”.

A primeira foi a apresentadora da SIC que esteve à conversa com Cristina Ferreira a 17 de janeiro. "Eu e a Teresa Guilherme andamos sempre enroladas na vida uma da outra”, atirou. “Há 19 anos também fui convidada para fazer o ‘Big Brother’ e não aceitei, vai a Teresa. A Teresa sai da TVI, estava lá eu, e faço os reality todos daquela época. Eu saio, ainda estreio a ‘Casa dos Segredos’, e quem é que me substitui? A Teresa. Agora saio da peça e quem é me substitui? A Teresa”.

Já Teresa foi mais explosiva nos comentários que fez a Filomena Cautela a 24 de janeiro. “Se nos cruzarmos não sei se falaremos. Não há nenhuma amizade”, insistiu. Ainda assim brincou que numa outra vida teve ter sido gémea de Júlia Pinheiro.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.