Quem é que não gosta de uma boa tasca? Há poucos sítios com mais alma portuguesa do que este tipo de espaços, logo não é de estranhar que tenha aterrado em Portugal o Tascando, concurso nascido no Brasil que visa premiar as melhores tascas.
Pela primeira vez no nosso País, estão em competição 40 tascas, 20 em Lisboa e outras 20 no Porto, que foram desafiadas pela organização a apresentarem o seu melhor prato ou petisco, e lutar assim pelo título de Melhor Tasca de Portugal.
Para além do público participante, um júri composto por mais de 40 pessoas, composto por especialistas da área e jornalistas de gastronomia, irá avaliar as 40 tascas tradicionais inscritas nas duas cidades. "A avaliação terá diferentes parâmetros, tais como o atendimento, a temperatura da bebida, a higiene do estabelecimento e, naturalmente, o próprio petisco ou prato", avança a organização em comunicado.
No que diz respeito à avaliação do espaço, o prato terá 70% do peso da pontuação e as outras categorias terão um peso de 10% cada uma. "O júri e o público terão, cada um, 50% do peso dos votos, sendo que o voto popular será através de urnas presentes nas 40 tascas aderentes", refere a organização do Tascando, onde os clientes poderão avaliar todas as tascas visitadas.
“Este é o concurso que procura enaltecer os sabores com que todos crescemos e a gastronomia portuguesa na sua globalidade. A adesão das diferentes tascas, em Lisboa e no Porto, foi notável e contamos com um júri com muita experiência, bem como com todos os participantes para fazerem desta iniciativa algo memorável e que perdure", salienta Miguel Moreira, coordenador do Tascando.
O Tascando começa na sexta-feira, 10 de maio, e dura até dia 26 do mesmo mês. Conheça as tascas a concurso aqui.