É inegável que Portugal está a conquistar cada vez mais o seu lugar no mapa gastronómico. O conceituado Guia Michelin levou a cabo a primeira edição exclusivamente para Portugal no ano passado e os prémios TheFork Awards estreiam-se com a entrega de prémios da restauração já no dia 18 de novembro. Agora, também o Guia Repsol regressa ao nosso País.
Muitas vezes comparado com o Michelin, o guia pretende "distinguir o melhor da gastronomia portuguesa através da atribuição de um, dois ou três sóis aos restaurantes candidatos", salientam em comunicado, a propósito do lançamento do Guia Repsol que aconteceu esta quarta-feira, 13 de novembro, no restaurante Canalha, em Lisboa.
Para chegarem aos distinguidos com os sóis, os restaurantes têm de cumprir uma série de requisitos definidos em parceria com o Culinary Basque Center. "A avaliação destes espaços será feita por uma equipa com mais de 20 inspetores locais especializados, que já estão a percorrer estabelecimentos de norte a sul do País, não esquecendo as regiões autónomas (Açores e Madeira)", referem em comunicado, acrescentando que os inspetores são "profissionais de diferentes áreas de trabalho (advogados, desenhadores, jornalistas, professores, engenheiros, músicos, economistas, psicólogos, médicos), não diretamente ligados ao setor da hotelaria e restauração, mas com um vasto conhecimento da gastronomia".
E há novidades, com o guia a saltar para o formato digital. “O Guia foi durante algum tempo só em papel e agora regressa, também, com uma versão digital. Tem a intenção de ser uma reivindicação do prazer de viajar, experimentar, parar e desfrutar uma paisagem, um prato típico, uma vista única. E pretende dirigir-se a todos: viagens em família, com crianças de todas as idades, com animais, com amigos, sozinhos, viagens gastronómicas, enoturismo”, afirma Armando Oliveira, Administrador-delegado da Repsol em Portugal, na mesma comunicação.
O Guia Repsol vai ser lançado em 2025, sendo que, neste momento, já estão a decorrer as avaliações dos restaurantes. No entanto, a secção Comer e Viajar já está disponível em formato digital, aqui.