Ana Patrício tem apenas 23 anos e já criou uma agência de comunicação em conjunto com o namorado, a Abide, e acaba de criar uma marca própria, a Oupa. São gelados caseiros, feitos sem corantes e conservantes e com todo o amor que uma receita feita ainda na infância, e direcionada para aqueles de que mais gostamos, comporta.
"Sempre tive gosto por gelados e doces de forma geral, desde miúda. Lembro-me que até houve uma fase, aí com 12 ou 13 anos, em que adorava fazer sobremesas e queria fazer todas as semanas, até mais bolos, e houve uma altura em que a minha mãe dizia 'ouve lá, fica impossível porque fazes, mas não comes'", conta Ana à MAGG. "Então, virei-me mais para os gelados. É aquele género de sobremesa que tenho sempre em casa e as pessoas normalmente até ficam admiradas porque se aparecer alguém de surpresa tenho sempre gelado no congelador", continua a jovem formada em Ciências da Comunicação e mestre em Marketing.
Se a mãe antes lhe punha um travão, agora Ana Patrício pode fazer quantos gelados quiser dado que deixaram de ser apenas para consumir pela família ou amigos. São também para quem quiser provar os gelados caseiros de Ana Patrício, que é sales executive na Glovo.
Por coincidência, nas horas vagas após o trabalho na plataforma de entregas ao domicílio, é ela que faz as entregas da marca que nasceu com um propósito: "Poder dar às pessoas a oportunidade de terem em casa delas os gelados que eu tenho durante todo o ano no meu congelador", diz.
Mas a Oupa vai além disso. Os gelados da marca são também para levar de sobremesa para uma festa e, quem sabe, até dar de presente. Certo é que em casa ou fora dela, quando chega a altura da sobremesa e são apresentados os gelados feitos por Ana Patrício, não há quem resista a proferir o nome da marca com acentuado entusiamo.
"Tinha uma lista de nomes, mas este foi o que me chamou mais à atenção. Queria que fosse um nome funny [divertido, em português], que me desse oportunidade de ir brincando na comunicação, e oupa acaba por ser um nome que remete mais ao norte, é uma expressão mais nortenha", refere a jovem de Santa Maria da Feira.
Do café ao pistáchio, "oupa" é pouco para cada colherada
Uma das primeiras receitas a ser criada por Ana Patrício foi o gelado de café e bolacha, que faz parte da sua nova marca de gelados, mas com o tempo foi experimentando outras, que permaneceram em segredo ao longo dos anos na esperança de um dia lançar uma marca — tal como está a cumprir-se.
Além do sabor a café e bolacha, a Oupa tem gelado de Oreo, M&M's e pistáchio — os quatro primeiros a serem lançados e que são feitos há anos na cozinha de Ana Patrício em Santa Maria da Feira, com recurso a uma batedeira e pouco mais.
O objetivo destes sabores é que sejam "o mais natural, mais tradicional possível, porque é mesmo um gelado caseiro e familiar que é transportado até uma outra casa", sublinha Ana.
Ana avançou-nos que à gama juntar-se-ão em breve outras invenções, sempre mais ao estilo americano do que italiano. "Sinto que os meus gelados não são de todo italianos, até são mais americanos por serem mais gordos, com bolachinhas, chocolate, etc", refere.
As encomendas devem ser feitas através das redes sociais — Instagram e Facebook — e as entregas são feitas, por enquanto, somente no distrito do Porto (como Gaia, Matosinhos, Leça da Palmeira) e distrito de Aveiro (exemplos de Santa Maria da Feira e São João da Madeira). Os gelados custam a partir dos 6,99€ e os valores variam consoante a caixa (500 ml ou 1000 ml).