As ondas de calor marcaram o verão de 2025. Intensas e com altas temperaturas, quase que era necessário  reinventar soluções para se manter fresco durante esta estação. Durante os momentos de refeição, a saída era clara, refeições que não precisassem do forno acompanhadas com sobremesas frescas para ajudar a combater o calor.

Agora, o verão está quase a despedir-se, as aulas estão quase a voltar e a rotina a ganhar uma nova forma, mas os encontros à mesa entre família ou amigos vão continuar. Uma sobremesa deliciosa e refrescante é uma ótima forma de terminar estes momentos de convívio em grande.

Quer seja feita com fruta, muito doce, caramelo ou iogurte, com o sabor tradicional ou reinventada, aqui estão cinco receitas saborosas e frescas para adoçar este fim de agosto e dar as boas vindas a setembro.

Doce de iogurte e frutas

Doce de iogurte e frutas
Doce de iogurte e frutas créditos: TeleCulinária

Ingredientes: 

  • 200 g de abacaxi sem casca
  • 200 g de morangos
  • 200 g de manga sem casca
  • 200 g de kiwi sem casca
  • 150 g de granola
  • 100 g de açúcar em pó
  • 4 iogurtes gregos naturais

Modo de preparação: 

Comece por cortar toda a fruta em pedaços pequenos e reserve. Numa tigela, bata os iogurtes com o açúcar até ficar cremoso. De seguida, em copos ou taças altas coloque em camadas a granola, a fruta e o preparo de iogurte e está pronto a servir.

Receita do site TeleCulinária.

Pana Cotta com Maracujá

Panacota Com Maracujá
Panacota Com Maracujá créditos: Bolinho de Coco

Ingredientes: 

  • 400ml de natas
  • 100ml de leite
  • 50g de açúcar
  • 3 folhas de gelatina neutra
  • 1 vagem de baunilha
  • 3 maracujás

Modo de preparação:

Comece por demolhar as folhas de gelatina em água fria e de seguida coloque as natas, o leite e o açúcar num tacho. Abra a vagem de baunilha, raspe as sementes e junte às natas e ao leite.

Coloque o tacho em lume médio até ferver. Retire do lume e junte as folhas de gelatina escorridas e misture bem.

Remova a vagem de baunilha e coloque o preparado em copos. Leve ao frigorífico pelo menos por 6 horas e sirva com a polpa de maracujá.

Receita do site O Bolinho de Coco.

Mousse de lima

Mousse de lima
Mousse de lima créditos: E-konomista

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1,5 dl de sumo de lima
  • 250 ml de natas frescas
  • Rodelas de lima

Modo de preparação:

Comece por colocar o leite condensado num recipiente e misture bem com o sumo de lima. De seguida, bata as natas até ficarem em chantilly e adicione ao preparado.

Misture tudo muito bem e leve ao frigorífico até solidificar. Ao servir coloque umas rodelas de lima. 

Receita do site E-konomista.

Charlotte de Manga

Charlotte de Manga
Charlotte de Manga créditos: A Pitada do Pai

Ingredientes:

  • 1 uni. manga madura
  • 2 uni. pêssegos
  • 300 ml iogurte 
  • 100 ml café (frio)
  • Adoçante a gosto (opcional)
  • Canela (opcional)
  • Bolachas sem açúcar

Modo de preparação:

Comece por triturar os pêssegos e a manga até ficarem num puré cremoso. Depois, numa taça junte esta mistura ao iogurte e envolva até ficar homogéneo, pode juntar canela se quiser nesta fase.

Demolhe as bolachas uma a uma no café frio e numa taça ou forma grande, começa a montar por camadas a partir da bolacha demolhada e depois creme de fruta e iogurte. Repita o processo até acabar os ingredientes e leve ao frio pelo menos por 2 horas e está pronto a servir.

Receita do site A Pitada do Pai.

Taças geladas de caramelo salgado

Taças geladas de caramelo salgado
Taças geladas de caramelo salgado créditos: TeleCulinária

Ingredientes:

  • 300 g de leite condensado cozido
  • 100 g de bolachas com creme de chocolate
  • 4 suspiros
  • 200 ml de natas para bater
  • 1 colher (chá) de flor de sal
  • Grãos de café q.b.

Modo de preparação:

Primeiro, bata as natas até ficarem chantilly e enquanto continua a bater, adicione o leite condensado e a colher de flor de sal, até ficar liso e homogéneo. 

De seguida, parta as bolachas com a ajuda de um rolo de massa e divida-as por quatro taças, ou pela quantidade que desejar fazer. Cubra com a mistura anterior e leve ao congelador durante 2 horas. 

No fim, retire as taças do congelador, polvilhe com os suspiros, grosseiramente partidos, e adicione os grãos de café.

Receite do site TeleCulinária.