Encontrámos os produtos perfeitos para uma noite de petiscos com os amigos. Vai, sem dúvida, impressioná-los ao emparelhar os melhores vinhos com os alimentos de charcutaria que mais sobressaem pela positiva. Comece já a preparar a lista de compras.
E o que os torna os melhores? A distinção SABOR DO ANO, o prémio de qualidade líder no setor alimentar em Portugal. Este símbolo indica qualidade há quase 30 anos, pelo que terá sempre sucesso ao optar por produtos que o exibem, já que são considerados superiores à concorrência.
Já lhe contámos quais foram os produtos de pastelaria e padaria distinguidos, assim como as frutas e legumes que mereceram destaque e até os que foram considerados os melhores snacks e os queijos premiados. Está na hora de falar de charcutaria — do salame ao paio (e sem esquecer o fuet) —, e vinhos.
Com todos estes elementos, conseguirá criar uma daquelas tábuas de charcutaria de sonho. Para os encontrar, basta procurar o selo SABOR DO ANO. Os vencedores destes prémios são divididos por várias categorias.
Quem os escolhe? E como?
Os produtos candidatos ao prémio são testados num exame gustativo sem qualquer referência à marca (com o objetivo de garantir a imparcialidade), levado a cabo por um painel de 80 consumidores, todos eles selecionados de acordo com os seus hábitos de consumo.
Este momento tem lugar num reputado laboratório de análise sensorial em Portugal. Neste processo totalmente restrito, rigoroso e imparcial, é tida em conta uma mão cheia de critérios: sabor, aspeto, odor, textura e satisfação global.
O produto em questão deve não só conquistar uma nota superior a seis (de um a dez) como ser a nota mais alta entre os concorrentes. Cumpridas estas normas, passa, então, a ser premiado SABOR DO ANO.