Com tanta oferta de vinhos e rótulos no supermercado, a certa altura ficamos perdidos quando é para escolher. Podemos decidir pela casta, pelo estágio ou só mesmo pelo design do rótulo quando não entendemos nada e analisamos só pela capa (que nunca se deve julgar). Mas se há coisa que torna um vinho ainda melhor é quando está bem acompanhado.
No verão damos preferência às saladas leves e frescas para despachar a digestão antes de voltar a mergulhar no mar, mas não é por ser salada que não se pode acompanhar com um copo de pé alto de vinho. Para este verão foram lançadas várias colheitas que vão bem com saladas, uma delas de uma marca bem conhecida: Periquita.
A marca de vinhos de mesa mais antiga de Portugal lançou, no início de julho, dois vinhos ideais para o verão, um deles, o rosé, mais indicado para acompanhar, por exemplo, uma salada de curgete assada. O Periquita Rosé 2021 (4,99€) é composto pelas castas Touriga Nacional (76%), Trincadeira (20%) e Castelão (4%), que lhe conferem aromas de morango, framboesa, groselha e florais. Além de acompanhar saladas, também combina com os mariscos da estação.
Outra proposta, desta vez não rosada, é o Três Bagos Sauvignon Blanc (10,99€) da duriense Lavradores de Feitoria, um branco monovarietal da colheita de 2021, com "boa acidez, suportada por sabores a fruta madura, com algumas notas tropicais, que o caracterizam e lhe conferem equilíbrio", apresenta a marca em comunicado.
Estes são apenas dois de 10 vinhos para dar um gole entre garfadas na salada e pode encontrá-los em supermercados, nas lojas online das marcas ou em garrafeiras físicas e online.