As saladas de verão têm o seu quê de fresco e nutritivo, mas às vezes também de pouco apetitoso. Não por questões de dieta ou restrições que limitam a escolha,  apenas porque falta originalidade para compor o prato com ingredientes diferentes ou até com recurso a técnicas diferentes.

É isso que sugere o chef André Cabrita: uma salada que é feita de verdes, mas não crus. Esta é de curgete assada e tens mais uns pós mágicos para ser digna de uma refeição de verão que vai querer repetir ao almoço e jantar. A receita não tem nada que saber, mas tem um segredo: o azeite. 

Guia de azeite para totós. 6 coisas que tem mesmo de saber antes de comprar uma garrafa
Guia de azeite para totós. 6 coisas que tem mesmo de saber antes de comprar uma garrafa
Ver artigo

Este, assim como o sumo de limão, fazem o molho que dão 1000 a 0 aos molhos cocktail ou mostarda e mel que muitas vezes são servidos em cima das saladas.

Para acompanhar uma refeição ou encher uma caixa para o almoço na praia, veja como fazer esta salada tentadora.

Salada de curgete assada

Salada de curgete assada 
Salada de curgete assada  créditos: instagram

Ingredientes (4 porções como salada leve):
— 2 curgetes finas
— 2 colheres de Esporão Azeite Virgem Extra Galega
— 1 malagueta vermelha fresca
— 150 gramas de ervilhas congeladas
— 75 gramas de queijo de ovelha branco
— Sal
— Pimenta preta
— 1 limão
— Hortelã
— Manjericão

Modo de preparação:
Verta água fervida sobre as ervilhas congeladas e reserve. Com uma mandolina ou descascador de legumes, corte "línguas" finas de curgete, laminando ao comprido. Aqueça um grelhador sobre lume forte, ou uma frigideira lisa. Disponha as tiras de curgete sobre a superfície quente do grelhador, garantindo que não se sobrepõem, e deixe cozinhar até ficarem marcadas. À medida que for terminando, coloque-as numa taça grande o suficiente para envolver todos os elementos mais tarde.

Regue a curgete cozinhada com o azeite e o sumo de cerca de meio limão, salpique com sal e pimenta preta acabada de moer. Entretanto, corte a malagueta a meio e retire as sementes, picando a polpa vermelha finamente. Junte à salada com folhas de hortelã e manjericão desfeitas, seguidas das ervilhas escorridas. Retifique o tempero e sirva com o queijo desfeito por cima da salada.

Esta receita é do chef André Cabrita para o Esporão.