A partir desta sexta-feira, 1 de outubro, já pode voltar a entrar em bares, discotecas e espaços de diversão noturna do País. Para o ajudar a regressar à vida noturna de acordo com as medidas de segurança impostas pela direção-geral da Saúde (DGS), há uma plataforma que funciona como guia da vida noturna em Portugal.

A dois, em família ou com amigos na discoteca: o fim de semana prolongado promete
A dois, em família ou com amigos na discoteca: o fim de semana prolongado promete
Ver artigo

Chama-se Wikinight, foi criada em 2019, mas sofreu alterações com o objetivo de facilitar as saídas à noite através de informação e tecnologia adequada às recomendações da DGS — que estipulou a obrigatoriedade de leitura de QR Code para validação de certificados digital de vacinação COVID-19.

A partir de agora, basta criar um perfil gratuito nesta plataforma, e terá acesso a vários eventos e festas para os quais pode fazer diretamente o registo na guest list digital, agregar o certificado digital e gerar um QR Code para garantir a entrada rápida (sem aglomerados) e sem contacto físico entre o staff e os visitantes.

Com o objetivo de reforçar os novos procedimentos recomendados para a diversão noturna segura, a aplicação envia ainda uma mensagem automática com as regras de segurança em vigor para cada estabelecimento. Além de dar acesso a ofertas e promoções exclusivas em vários espaços e eventos parceiros, a aplicação permite realizar todos os pagamentos necessários de forma virtual, desde a pré-reserva ao pagamento de consumos através de MB Way ou Multibanco.

"Esta aplicação quer promover a diversão noturna e ajudar as discotecas a reabrirem, fazendo com que as pessoas vão até esses espaços. Achámos que havia necessidade disto tanto para as pessoas, que queriam sair à noite e não tinham nenhum portal online com essa informação bem distribuída e atualizada, como para as discotecas, porque não havia nenhuma plataforma que as ajudasse a promoverem-se como nós", diz Francisco Azevedo Coutinho, responsável pelo projeto, à MAGG.

Neste momento a Wikinight agrega eventos e sugestões de espaços de diversão noturna de norte a sul do País. Várias discotecas e bares de Braga, Aveiro, Coimbra, Porto, Faro, Lisboa, Funchal fazem já parceira com a Wikinight, que sugere também espaços em Espanha.

De acordo com Francisco Azevedo Coutinho, esta será uma reabertura de apenas 30 a 40% dos espaços que existiam antes da pandemia, porque "muitos fecharam".

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.