Depois de décadas sob escrutínio público devido às variações de peso, Oprah Winfrey afirma ter alcançado uma nova compreensão sobre o seu corpo e a obesidade, mudança que descreve como libertadora. A apresentadora e empresária norte-americana revelou que tentou “vencer” os medicamentos para perda de peso à base de GLP-1, interrompendo o tratamento, numa fase em que ainda sentia a necessidade de provar que conseguiria controlar o peso apenas com disciplina.

Em entrevista à "People", explicou que durante grande parte da vida acreditou que o excesso de peso estava exclusivamente ligado à força de vontade. “Achei que tinha a ver com disciplina e autocontrolo. Mas deixei de me culpar”, afirmou. A viragem deu-se em julho de 2023, durante a gravação de um programa sobre obesidade.

Foi então que teve aquilo que descreve como um momento revelador. “Passei a compreender que comer em excesso não causa obesidade. A obesidade é que causa comer em excesso. E isso foi a coisa mais libertadora e surpreendente que vivi enquanto adulta", frisou.

A empresária começou a tomar medicamentos para perda de peso em 2023, mas confessou que, seis meses depois, decidiu interromper o tratamento de forma abrupta. “Tentei vencer o medicamento”, explicou, admitindo que sentia necessidade de provar a si própria e aos outros que conseguiria manter o peso sem ajuda farmacológica. A decisão coincidiu com o seu 70.º aniversário, em janeiro de 2024.

Apesar dos alertas, a apresentadora manteve uma rotina rigorosa de alimentação e exercício físico. “Toda a gente dizia que, se parasse a medicação, o peso ia voltar imediatamente”, recordou. Embora isso não tenha acontecido de imediato, ao longo dos 12 meses seguintes acabou por ganhar cerca de nove quilos.

A experiência levou-a a uma nova conclusão: “Vai ser algo para a vida inteira”, disse, comparando os medicamentos para a obesidade a outros tratamentos crónicos. “Tomo medicação para a tensão arterial e, se parar, a tensão sobe. A mesma coisa acontece agora com estes medicamentos. Provei a mim própria que preciso deles", afiançou.

A apresentadora sublinha que esta perceção desafia a ideia de que a obesidade é apenas uma questão de escolha individual. Coautora do livro "Enough: Your Health, Your Weight and What It’s Like to Be Free", que escreve em conjunto com a médica Ania M. Jastreboff, da Yale Obesity Research, Oprah explicou que cada pessoa tem um “ponto de equilíbrio” natural do peso corporal, influenciado por fatores genéticos e ambientais.

23 quilos mais magra, Oprah Winfrey deslumbra com novo físico em evento. Veja a transformação da apresentadora
23 quilos mais magra, Oprah Winfrey deslumbra com novo físico em evento. Veja a transformação da apresentadora
Ver artigo

No seu caso, esse “Enough Point” situava-se nas 211 libras (cerca de 96 quilos), um peso que garante não corresponder a um estado saudável. “Muitas pessoas dizem que é possível ter excesso de peso e ser saudável. Eu não era”, afirmou. “Estava em pré-diabetes e tinha os níveis de colesterol elevados", admitiu ainda.

Com esta mudança de perspetiva, Oprah diz ter deixado para trás a vergonha associada ao peso. “Se a obesidade faz parte da genética da sua família, quero que as pessoas saibam que não é culpa delas”, sublinhou, dizendo que “as pessoas precisam de parar de culpar os outros". E acrescentou: “Não digam ‘porque é que não faz mais exercício e come menos?’ Essa não é a resposta".

No livro, Oprah fala ainda do impacto emocional que o peso teve ao longo da vida, incluindo na sua relação com o companheiro de longa data, Stedman Graham, com quem está há mais de 40 anos. “Ele sempre foi absolutamente solidário em tudo”, disse, lembrando que já pesava cerca de 90 quilos quando se conheceram.

Hoje, com as injeções semanais de GLP-1, Oprah garante que a relação com o corpo, a comida e os outros mudou profundamente. “Vi todas as minhas relações melhorarem, porque a energia, a presença, a vitalidade e a clareza que trago agora são completamente diferentes”, afirmou. “Sinto que tenho mais para dar a toda a gente", rematou.

Veja a transformação da apresentadora