Depois de um segundo confinamento, e de apenas os espaços com esplanada poderem receber clientes numa primeira fase, esta semana marca o regresso em força dos restaurantes. E há mais um a juntar à lista a visitar, principalmente se for maluco por cerveja: o Lovecraft Gastropub Lisboa abre portas já esta quarta-feira, 21 de abril.

Flat. Só tem até ao final do mês para visitar o terraço mais cool de Lisboa
Flat. Só tem até ao final do mês para visitar o terraço mais cool de Lisboa
Ver artigo

No bairro da Bica, no coração de Lisboa, nasce agora um conceito que une a gastronomia portuguesa, com um grande enfoque nos petiscos, à cerveja artesanal de vários pontos do mundo, desde a Alemanha à Bélgica. Angelo Coriolano, sócio proprietário do novo espaço, explica à MAGG que a ideia lhe surgiu já depois de ter ficado com o trespasse do restaurante que anteriormente funcionava na morada do Lovecraft Gastropub Lisboa.

"A marca Lovecraft já existia [registada por Pedro Novo e José Luna, com o apoio logístico da distribuidora Beers & Tailors] e está vinculada a um espaço no norte do País, o Lovecraft Aveiro Beershop, que pertence a um amigo meu. Quando fiquei com o restaurante em Lisboa, pensámos que podia ser interessante estender a marca e ter mais representatividade na capital", explica Angelo.

Enquanto que em Aveiro o conceito é mais de garrafeira com bar, em Lisboa a aposta é num gastropub. "A comida portuguesa é muito associada ao vinho, por isso achámos mais interessante fazer a ligação com a cerveja", avança o proprietário. Angelo Coriolano resolveu manter as cozinheiras do restaurante anterior, chamou um chef para dar um apoio extra e construiu uma carta com petiscos bem portugueses, mas também pratos tradicionais da cozinha nacional.

Croquetes de alheira, bacalhau à Brás, bacalhau à lagareiro, naco de vitela, ovos mexidos com farinheira, choco frito à setubalense, pica-pau à portuguesa e tábuas de queijos e enchidos são alguns dos petiscos e pratos existentes no espaço — com preços compreendidos entre os 5€ e os 8€ —, sendo que Angelo resolveu incluir a cerveja na confeção de algumas propostas.

"Muitos pratos da culinária portuguesa são feitos com vinho, por isso optámos por adaptar algumas receitas —não todas, para não desvirtuar os pratos —para incluir cerveja", refere o proprietário do Lovecratf Gastropub Lisboa.

Mas com uma ligação tão grande à cerveja, vamos a factos: o que é que podemos beber aqui? No que toca a esta bebida, é seguro dizer que tudo e mais alguma coisa. "Vamos ter dez torneiras à pressão e mais de 150 rótulos em garrafa e lata. Cerveja belga, inglesa, alemã, de todos os estilos, e claro muitas referências nacionais também. A nossa ligação à distribuidora Beers & Tailors também nos permite ter muitos rótulos exclusivos, bem como cerveja de marca própria, a Lovecraf", explica Angelo Coriolano.

Num futuro próximo, e assim que a pandemia o permitir, o espaço pretende acolher eventos de degustação de cerveja, entre outras iniciativas.

Morada: Rua da Boavista 28, Lisboa
Telefone: 213 461 316
Horário: 16h-22h30. Fecha às segundas-feiras (enquanto permanecer a restrição de horário aos fins de semana, não abre aos sábados e domingos)

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.