![Eles querem pôr toda a gente a levar no pacote — calma, estamos a falar de take away](/assets/img/blank.png)
Vamos começar por esclarecer: Márcia Silva não tem um restaurante, nunca trabalhou num restaurante e não trabalha diretamente com restauração. Tudo aqui funciona na ótica do utilizador. É que Márcia não gosta mesmo de cozinhar e, por isso, come muitas vezes fora, tantas vezes que isso já até uma piada entre o seu grupo de amigos.
Esta prática faz, no entanto, com que conheça muitos restaurantes e esteja a par do que abre — e também do que fecha — em Lisboa. E, nos últimos meses, o tempo não está para boas notícias.
"Queria fazer algo mais para ajudar estes espaços", conta à MAGG, aproveitando o trabalho que já fazia enquanto publicitária para avançar com uma campanha. Juntou-se a dois amigos da área e foi em trio que lançaram o Leva no Pacote, disponível no Instagram e no Facebook como forma de incentivar as pessoas a comprar em take away — uma vez que as idas aos restaurantes estão limitadas.
"Este é um movimento de solidariedade que criámos por sentirmos que os restaurantes estavam ao abandono", refere Márcia. E, pelo feedback, estavam mesmo. "Enviam-nos mensagem a agradecer a iniciativa e partilham a nossa página". Mas também os clientes parecem estar a a aderir em massa, isto sem qualquer tipo de marketing. "Tudo tem acontecido de uma forma orgânica".
![Leva no Pacote Leva no Pacote](/assets/img/blank.png)
Márcia sabe que foi ousada na escolha da expressão, mas admite que surgiu naturalmente. "Um dia comentei em voz alta que os restaurantes, devido a esta situação, estavam a levar no pacote. Logo a seguir pensei, mas se todos levarmos no pacote — aqui pensando no take away — eles levam menos". Descontraída como é na forma de falar, Márcia só quis transformar esta expressão em "algo mais positivo".
O chef Ljubomir Stanisic já partilhou, assim como figuras publicas como Jessica Athayde ou Inês Castelo Branco. "Mas o mais engraçado é ver as pessoas que realmente recorrem ao take away a republicarem os nossos posts com a mensagem: "Eu já levei no pacote", refere.
Esta foi uma campanha pensada para os dois fins de semana com horários especiais — os restaurantes têm que fechar às 13 horas, estando apenas disponíveis para entregas depois disso — mas, uma vez que a situação dos restaurantes não irá melhorar em breve, o trio de apoio à restauração pretende continuar com o projeto enquanto fizer sentido.