A lista já é grande. Mais precisamente 280 restaurantes. Experimentámos reservar uma mesa em três deles — Las Ficheras, Volver de Carne y Alma e Open Brasserie — e em todos a missão foi cumprida com sucesso.
Desta vez, e já habituados a usar aplicações para marcar mesa para jantar, decidimos experimentar uma nova: o Instagram. A partir de agora, esta rede social deixa de ser apenas o espaço onde são partilhadas fotos dos pratos bonitos ou dos grupos reunidos à mesa. Agora, também serve para reservar.
O The Fork, uma das plataformas mais utilizadas na Europa para pesquisa e reserva de restaurantes, uniu forças ao Intagram e, agora, quando o cliente for pesquisar o perfil do restaurante na rede social, não tem de sair de lá para ter lugar garantido. Faça a experiência: procure o mexicano Las Ficheras, por exemplo, e vai ver que entre a descrição do espaço e as fotografias, há agora um novo botão, o de reservar. Clicando aí, é direcionado para um calendário, no qual escolhe o dia, a hora e o número de pessoas à mesa. Com tudo preenchido, recebe um email com a confirmação, tal como acontecia quando a reserva era feita através do The Fork.
Todos os restaurantes já presentes no The Fork podem agora adicionar o botão de reserva no seu perfil de Instagram, facilitando o trabalho ao cliente.
Ao todo, dos mais de 50 mil restaurantes do The Fork, já oito mil usam esta funcionalidade. Em Portugal, são 280, mas, segundo a equipa do The Fork, é uma questão de tempo até que o resto da lista atualize a funcionalidade.