Tem saudades do ambiente de Espanha, com tapas e cañas? A partir desta quinta-feira, 19 de maio, pode voltar a viver a energia de cidades como Barcelona ou Madrid na sua cidade, com o regresso da Rota Estela Damm.

Em 2022, a iniciativa a pensar nos apaixonados por tapas e cerveja passa por Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Faro, Évora, Covilhã, Caldas da Rainha, Viseu, Setúbal, Guimarães, Coimbra. De 2 a 19 de junho a rota é em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Açores.

Há tapas no pão e no prato, com fumados, alheira, marisco, porco, e até bruschettas e baos. Cada restaurante tem uma iguaria única para experimentar. São 18 dias, tempo mais do que suficiente para percorrer estas cidades, comer uma tapa e beber uma Estrella Damm, por apenas 4€ (cada paragem, claro).

Se a descrição o animou, aventure-se no Roteiro Estrella Damm, coleccione no mínimo três carimbos dos diferentes locais que visitou. Depois, publique a sua tapa favorita nas redes. No fim, pode ser o vencedor de uma viagem a Barcelona para duas pessoas. Saiba mais aqui. Veja aqui o mapa da sua cidade para descobrir quais os restaurantes aderentes.

Nós deixamos-lhe algumas sugestões.

Braga

Ruela-Eat. Drink. Terrace: Fica na rua Dom Gualdim Pais, 36 R/C Esquerdo, na zona da Sé de Braga, e está aberto de quarta a segunda, entre as 18h30 e as 22h. Vai deliciar-se com a alheira de caça, envolvida em massa filo, com molho agridoce.

Porto

Bao’s Taiwanese Burguer: No centro do Porto, na Rua de Cedofeita, 263, vai encontrar o BBQ Pulled Pok Bao. Não estava à espera de provar um bao com características da gastronomia espanhola? Chegou o momento de experimentar. Tem porco desfiado ao molho BBQ, coleslaw e cebola frita. O restaurante está aberto de domingo a quinta das 12h às 23h, e à sexta-feira e sábado fecha à meia-noite.

Guimarães

Restaurante Virtudes: Na Praça S. Tiago, 13/15 há boas notícias para os vegetarianos. A tapa virtudes conta com alheira vegetariana, cogumelos frescos, molho mostarda Dijon e mel, tudo envolvido numa estaladiça massa filo. O restaurante está aberto de quinta a sexta-feira, das 18h às 21h.

Viseu

O Pateo Restaurante: Fica na rua Direita, 48B e está aberto de terça a sábado das 19h às 22h. Aqui encontra uma tapa mais levezinha, uma bruschetta rústica, com pão rústico, tomate, presunto e pelim panado.

Aveiro

Faros Garrafeira: Situada na Rua dos Marnotos, 29, a Faros Garrafeira tem uma composta tapa de enchidos. Em vez de vinho vai beber uma Estrella Damm com uma base de pão, copita, chourição especial, paio de lombo, tomate cherry, ervas aromáticas e um fio de azeite. Está aberta desde as 17h até as 21h, de terça a sábado.

Coimbra

Café Santa Cruz: O emblemático café na cidade de Coimbra, na Praça 8 de Maio, 8. Aqui, vai encontrar uns cubinhos de queijo com orégãos e azeite e um toque de pimenta. A Rota apenas está disponível ao fim de semana, das 19h à meia-noite.

Covilhã

Taberna A Laranjinha: Fica na rua 1º de Dezembro, 10, está aberta de segunda a sábado entre as 12h30m às 15h e das 17h30m às 22h. Aqui, vai encontrar um petisco muito diferente dos restantes. Bombons de fumeiro da Beira, morcela, farinheira e alheira com molho de maçã e caril.

Caldas da Rainha

Restaurante Afinidades: Conta com uma esplanada e fica na Rua Frei Jorge de S. Paulo, 1. A tapa neste restaurante é a cavala e a maçã. Como o nome indica, o prato tem maçã desidratada, cavala, sal, lima, pimenta rosa, rúcula e uma redução vinagre balsâmico. Pode experimentar o petisco de terça a sábado, das 12h às 15h e na parte da tarde das 19h às 22h.

Setúbal

Moscatel Setúbal Experience: Fica na Praça de Bocage, loja 55, e está aberto das 9h até à meia-noite para comer uma bifana. Sim, a tapa deste restaurante é um pão de centeio com bifana de porco e redução de moscatel.

Lisboa

Baixa Mar: Fica na Avenida dos Bacalhoeiros, 28D. A tapa Pica Pau À Baixa Mar, onde o atum é braseado com sementes de sésamo e vinagre de manga. O restaurante está aberto de segunda a domingo, das 12h até às 23h30m.

Évora

9 Da Praça: O restaurante fica na Praça do Sertório, 9. Aberto de segunda a sexta-feira, das 15h às 19h30m, tem uma das tapas mais originais do roteiro: corneto de camarão. A tapa pensada para este restaurante de Évora conta com um cone de brick com camarão e maionese de alho.

Faro

Vila Adentro: Fica na Praça D. Afonso II, 17 e, em Faro, não podia faltar marisco, desta vez, envolvido numa concha crocante. O restaurante tem uma açorda de marisco em bolinhas de pão tostado. Delicie-se com esta tapa todos os dias, das 15h até as 19h30m

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.