O anúncio do encerramento foi feito na semana passada através da página de Instagram do restaurante. Aberto há quase dez anos, o Tantura vê-se agora obrigado a fechar portas. Os proprietários explicam que, nos últimos anos, com o agravamento do conflito na Faixa de Gaza, o estabelecimento tem sido alvo de atos de vandalismo e de ataques à reputação nas redes sociais, como se pode ler na mensagem divulgada no Instagram.
“Nos últimos três anos, com a guerra e o alarmante aumento do antissemitismo no mundo, fomos confrontados com uma realidade dura e dolorosa: graffiti nas paredes do restaurante, difamação online, campanhas hostis e um boicote total”, escreveram os proprietários.
Esta não foi uma decisão fácil de tomar, mas os proprietários acreditam que foi o melhor a fazer. “O lugar que deveria ser um espaço de ligação e alegria transformou-se numa arena de luta diária. A decisão de encerrar o Tantura está entre as mais difíceis que alguma vez tivemos de tomar. Por isso, escolhemos recolher-nos para dentro. Procurar tranquilidade. E criar um novo lar. Encerrar o Tantura não é apenas emocional, é também um choque económico”, acrescentam.
Na despedida, os proprietários fizeram questão de deixar uma mensagem de agradecimento a todos os que fizeram parte da história do restaurante. “Obrigado a todos os que acreditaram no nosso sonho, aos nossos convidados e amigos, àqueles que trabalharam connosco. A todos os que nos apoiaram”, escreveram no Instagram.
Mas a história e o percurso dos proprietários do restaurante israelista não ficam por aqui. O Tantura fecha portas, mas o espírito, o amor e o sonho continuam vivos. Depois de acolherem inúmeras pessoas, histórias, gargalhadas, abraços e tantos momentos que tocaram o coração de todos os que visitarem o estabelecimento, os proprietários estão prontos para um novo desafio: criar um novo lar de paz e tranquilidade, ligação e esperança.
“Estamos a reconstruir uma antiga quinta cheia de charme. E vocês já nos conhecem - quando encontramos charme, polimo-lo com amor. Para construir o nosso novo lar, precisamos de ajuda. De uma oportunidade para recomeçar em paz, sem stresse nem pressa, para não termos de abdicar dos nossos valores”, acrescentaram. Para concretizar este projeto, os proprietários convidam todos a fazerem parte do processo, estando abertos a receber donativos.
“Cada donativo é uma porta aberta para se juntarem a nós nesta nova jornada e fazerem parte de uma história que continua a ser escrita. O novo lar já começa a ganhar forma. Estão convidados a fazer parte desta nova viagem. Porque a luz estará sempre acesa, mesmo nos dias em que a escuridão se alonga”, sublinham. O apoio pode ser feito através de uma campanha no GoFundMe.
Localizado na Rua do Trombeta, no Bairro Alto, o Tantura abriu pela última vez as portas no passado sábado, dia 10 de janeiro.