É uma das bebidas portuguesas mais conhecidas de sempre e, a par do vinho do Porto e do da Madeira, um excelente fortificado para terminar a refeição. Falamos do vinho de Carcavelos, que é apreciado em Portugal e no mundo desde os tempos da realeza — e até o Marquês de Pombal era fã.

Agora, também pode levar esta autêntica relíquia lá para casa graças a uma nova colheita exclusiva. Falamos do Colheita 2012, um lançamento de apenas 100 garrafas da Quinta da Corrieira, onde a embalagem é pensada ao detalhe e feita a partir de cortiça portuguesa reutilizável.

Dia dos Namorados. 11 vinhos e espumantes rosé perfeitos para um jantar a dois em casa
Dia dos Namorados. 11 vinhos e espumantes rosé perfeitos para um jantar a dois em casa
Ver artigo

Falando do vinho em si, este lançamento "destaca-se pela perfeita harmonia entre a natureza e a arte da vinificação", salienta a marca em comunicado, dado que "as condições climatéricas ideais, com chuvas suaves durante a primavera, seguidas de um verão quente, permitiram que as uvas atingissem a maturação perfeita". O resultado é um vinho com textura aveludada, notas de caramelo, aromas amadeirados e toques de frutos secos.

Vinho de Carcavelos
Vinho de Carcavelos créditos: csp

A Quinta da Corrieira é a única produtora privada que cultiva, vinifica e envelhece este vinho no seu terroir. Para garantir a preservação do património de Carcavelos que já esteve à beira da extinção, a Quinta mantém uma parceria com a Confraria do Vinho de Carcavelos, acrescentam também em comunicado, que tem como principal propósito estudar, promover, divulgar, valorizar e defender o Vinho de Carcavelos D.O.C.

As não tão boas notícias é que esta não é uma edição assim tão amiga da carteira: o Vinho de Carcavelos Colheita 2012 custa 175€ e, para além de ser vendido na Quinta da Corrieira, em Oeiras, também está disponível em pontos de venda selecionados como a Garrafeira D'Alma ou na loja da CVR no Time Out Market, em Lisboa.