Os filmes de animação são mesmo uma das melhores criações para ensinar e educar crianças, seja pela importância de aprenderem a lidar com a diferença, relacionar-se com pessoas ou tornarem-se mais empáticas.

Com algumas destas sugestões as crianças aí de casa vão passar a achar que os brinquedos têm vida própria, ou que o nosso corpo é liderado por bonecos, ou até que podem tentar pôr a casa a voar. Já demos um pouco de spoiler, mas prepare as pipocas para as sessões de cinema.

“Toy Story”

O filme dispensa apresentações, mas é difícil não o sugerir. Descrever amizades é um desafio, agora representá-las em brinquedos num filme de animação é um dos maiores sucessos de John Lasseter, Peter Docter, Andrew Staton, criasores de “Toy Story”.

Entre a lealdade de todas as personagens, a inteligência emocional de Buzz Lightyear, a dedicação de Woody pelos amigos ou o sentimento de comunidade e amizade que é criada num quarto de brinquedos de Andy, vai encontrar poucas melhores maneiras de educar as crianças sobre amizade.

Na Disney+ estão disponíveis os quatro filmes do “Toy Story” e ainda várias curtas especiais que envolvem algumas personagens.

“Coco”

Prepare o pacote de lenços, que não vai conseguir resistir a “Coco”. O filme é sobre o feriado mexicano “Dia dos Mortos”  e passa-se em Santa Cecília. Uma criança de 12 anos é envolvida em problemas familiares e tudo pela sua grande paixão: a música.

As cores, o ritmo do filme e a música vão deixá-lo encantando por cada uma das personagens, desde o impostor às personagens com o maior coração. O filme ganhou o Óscar de Melhor Filme de Animação em 2018, além de nomeações para vários prémios.

“Coco” está disponível na Disney+ e foi realizado por Lee Unkrich.

“UP- Altamente”

Falar sobre a morte entre adultos já pode ser considerado um tema um pouco tabu, fazê-lo com crianças está na lista de perguntas a que não queremos responder. Não somos apologistas de ignorar questões, mas há formas mais fáceis de as ensinar e uma delas é o filme: “UP- Altamente”.

A história começa quando Carl Fredricksen, um vendedor de balões reformado e viúvo, é surpreendido pela presença de um jovem escuteiro, Russel, na sua varanda. Até que de repente, os dois vão numa viagem de balão na própria casa.

Além do tema da morte, a importância e a fé em sonhos também são abordados no filme realizado por Peter Docter.

O filme de animação lançado em 2009 está disponível na Disney+.

“Divertidamente”           

Ao pensarmos em filmes de animação associamos a história ao universo infantil. Mas  “Divertidamente” é mais um dos filmes que faz muito sentido ser visto por adultos, e tal como nós, de certeza que conhece muitas pessoas que não lidam bem com as emoções.

Alegria, raiva, tristeza são algumas das emoções que nos atropelam os pensamentos e os momentos do dia-a-dia. Geri-las? É um autêntico desafio. “Divertidamente” tem muita cor, muitos bonecos, mas muitas explicações que vão além do básico sobre inteligência emocional.

A história começa com uma criança que muda de casa com a família, e como qualquer mudança isso vai despertar muitos sentimentos dentro de si. A partir daí há toda uma confusão entre sentimentos, e temos a certeza que as crianças os vão passar a perceber melhor.

O filme “Divertidamente” está disponível na Disney+.

“Klaus”

“Temos de mostrar às pessoas que um ato sincero e generoso desencadeia sempre outro” é um resumo e ao mesmo tempo o mote do filme “Klaus”. Sim, sabemos que é verão e que podíamos deixar este filme para as férias de Natal mas não vai aguentar a história de amizade entre um carteiro e um fabricante de brinquedos.

Num lugar triste e infeliz, a generosidade pode acabar por vencer ou parece demasiado utópico? Para nós não, e muito menos para o grupo que se vai juntar para deixar os outros felizes.

O filme “Klaus”, nomeado para um Óscar, está disponível na Netflix.

“A Vida Secreta dos Nossos Bichos”

Afinal o que é que os cães, gatos, peixes fazem depois de nos despedirmos deles ao sair de casa? Esperamos que não façam o que é retratado neste filme de animação, mas temos a certeza que não vai aguentar as gargalhadas.

As crianças vão delirar e podem até pedir para comprar uma câmara para instalar em casa (estamos a ser amigos e já estamos a avisar do pior). Claro que a existência dos humanos (quase) que vai ficar em questão. Sim, quase, mas o gangue de animais abandonados não é forte o suficiente, esteja tranquilo.

O filme está disponível na Netflix.

“Ratatui”

A história de um rato que comanda um dos melhores restaurantes de Paris. Nestefilme não existe ASAE, mas o rigor e inteligência deste roedor vai fazer surpreender a família toda.

Uma comédia muito divertida da história de um rato muito mais inteligente que o resto da família, que consegue elevar o nível do melhor restaurante de Paris trabalhando na cabeça do chef (humano, claro).

Não queremos dar mais spoilers, mas vai acabar o filme com uma lágrima no canto do olho. O “Ratatui” está disponível na Dinsey+.