Quem vir "A Teacher" com menos atenção, provavelmente não entenderá o tipo de história que alié contada. No centro da ação estão a professora Claire (interpretada pela atriz Kate Mara, de "House of Cards") e o aluno Eric (Nick Robinson) que, de forma inusitada, começam a criar uma relação que extravasa os limites daquilo que devem ser estas relações em contexto escolar.
E os primeiros sinais, ainda que muito subtis, começam a evidenciar-se logo ao início, quando Claire, ciente da necessidade de Eric conseguir boas avaliações nos exames de modo a poder candidatar-se à faculdade de sonho, aceita dar-lhe explicações em segredo. Só que depois das explicações vêm os passeios, os encontros secretos, as mentiras, a transgressão e o sexo.
À primeira vista, e ao olhar mais desatento, "A Teacher" parece contar mais uma história de romance proibido ou trágico, nunca aceite pelas convenções sociais. Isto porque, e embora os sinais de alerta vão surgindo, ainda que de forma muito contida, logo ao início, a ideia que passa é a de que a relação entre aluno e professora só se materializa porque ele é muito insistente e esta, inocentemente, deixa-se seduzir.
Na verdade, o que acontece é que é ela quem transgride, seduz, alicia e manipula um menor para seu prazer — reforçando uma dinâmica de poder que existe e que exerce sobre ele.
A subtileza que pauta toda a série começa a desaparecer na segunda metade da história e, mais especificamente, no final, quando as consequências trágicas de uma relação que nunca deveria ter acontecido ganham proporções irreversíveis. Por tudo isto, "A Teacher" é capaz de ser uma das séries mais importantes de 2020, ainda que tenha passado despercebida ao grande público e a uma parte da crítica internacional.
Kate Mara interpreta de forma exímia a psicose da abusadora enquanto Nick Robinson, no papel da vítima, consegue dar corpo às mazelas que a relação deixam no adolescente — muitas vezes dividido entre uma sensação de endeusamento (uma vez que é elogiado pelos seus colegas depois de se ter relacionado com a professora) e de dissociação total da sociedade, quando finalmente se apercebe de que foi usado e manipulado pela abusadora.
Ainda que, originalmente, pertença ao canal FX, "A Teacher" está inteiramente disponível na HBO. Composta por dez episódios, no elenco constam nomes como Ashley Zukerman, Rya Kihlstedt, Shane Harper, Dylan Schmid e Marielle Scott.